O IPPS utiliza várias ferramentas informáticas enquanto suporte à sua formação. Devido à situação pandémica, o IPPS incluiu, ainda, a utilização da plataforma Zoom.
Para aceder aos serviços informáticos necessita de credenciais de acesso válidas para os serviços em que tem conta no Iscte.
As credenciais de acesso são compostas pelo nome de utilizador e respetiva palavra-passe, em que "Nome de utilizador" corresponde ao nome de utilizador associado ao utente, qualificado com @iscte-iul.pt, como por exemplo:
Cada utente é responsável pelas suas credenciais (não repetir a password de contas pessoais ou outras). Os SIIC do Iscte nunca perguntam pelas mesmas.
Veja aqui os requisitos a que a palavra passe deve obedecer.
O serviço FénixEdu permite aos utentes certificados - alunos, docentes, investigadores e funcionários e candidatos - do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa utilizar diversos serviços e funcionalidades de forma a simplificar o quotidiano de todos aqueles que estudam ou trabalham.
O FénixEdu disponibiliza aos seus utilizadores funcionalidades como por exemplo, assiduidade de alunos, gestão de sumários, lançamento de notas, candidaturas, horários, inscrições, propinas, reserva de salas, entre outras.
Para aceder e saber mais sobre este serviço, clique aqui.
Página de apoio ao serviço, disponível aqui.
O Iscte atribui a todos os estudantes que frequentem cursos com ECTS uma conta de e-mail (
O acesso à conta Iscte é feito através do portal Office 365. Para aceder à sua conta deve ir a http://mail.iscte-iul.pt e colocar as suas credenciais de estudante (usadas para aceder ao Fénix).
Existem duas plataformas e-learning disponíveis:
- Plataforma Blackboard do Iscte
- Plataforma Moodle do IPPS
No início do curso irá receber informações sobre qual plataforma irá ser utilizada.
O Iscte disponibiliza a toda a comunidade académica uma plataforma de gestão de ensino e de aprendizagem (plataforma de e-learning), que permite a gestão e distribuição de conteúdos académicos, bem como outras funcionalidades de comunicação e avaliação, entrega de trabalhos aos docentes com deteção de plágio, entre outras, complementando as atividades desenvolvidas presencialmente.
Esta ferramenta pode suportar modelos pedagógicos desenvolvidos num ambiente de trabalho tecnologicamente avançado, o que permite uma forte interação entre o(s) docente(s) e estudante(s), promovendo a aprendizagem cooperativa como metodologia na aquisição e avaliação de conhecimentos.
Na plataforma de e-learning (Blackboard) podem e devem ser disponibilizados os materiais de apoio às diferentes UC. Nesta plataforma, devem ser disponibilizados os eventuais links para as sessões de videoconferência, sendo possível o envio imediato de um email para todos os alunos inscritos na respetiva UC.
Para aceder a este serviço, clique aqui.
Página de apoio ao serviço, disponível aqui.
O IPPS disponibiliza uma plataforma Moodle, disponível em https://elearningipps.iscte-iul.pt.
Na plataforma serão colocados todos os documentos e informações necessárias para a realização do curso.
Ao iniciar um curso que utilize a plataforma Moodle, irá receber no seu email as credenciais de acesso à sua conta.
Devido à situação pandémica, o IPPS integrou na sua formação a utilização da plataforma Zoom, apropriada para a condução de ensino online, de forma síncrona.
A videoconferência compreende um conjunto de tecnologias de comunicação interativa, que permitem a colaboração simultânea entre dois ou mais locais, através da transmissão de vídeo e áudio.
A videoconferência é adequada a todas as situações de colaboração em tempo real em que dois ou mais participantes se encontrem separados geograficamente.
É possível aceder a partir de casa aos recursos do Iscte através de VPN (Virtual Private Networking), estabelecendo uma ligação segura em túnel entre o computador pessoal e a rede do Iscte.
Ao estabelecer uma ligação privada virtual (VPN), o computador de casa comporta-se como se estivesse ligado fisicamente ao Iscte. Dessa forma pode aceder a serviços cuja subscrição depende de os acessos serem realizados usando um endereço IP atribuído ao Iscte.
Entre esses serviços encontra-se o acesso ao conteúdo de muitas publicações científicas pesquisáveis através do serviço b-on (da FCCN) e a várias bases de dados.
Pode ainda aceder a outros serviços, como desktop remoto, através da configuração da VPN do Iscte.
Pode encontrar os manuais para a nova VPN nos seguintes links:
Em caso de dificuldade contacte os Serviços de Infraestruturas Informáticas e de Comunicações do Iscte.