Avaliação Ex-post dos programas de Políticas de Coesão 2014-2022 financiados pelo FEDER

Contactos

Edifício Sedas Nunes (Edifício I)
Gabinete 2SE3
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Segunda-feira:
10h-13h
Terça a sexta-feira:
10h-13h | 14h30-18h

Descrição

A última década testemunhou a intensificação de vários desafios e o aparecimento de novos desafios, tanto na UE como em todo o mundo, incluindo a globalização e os desenvolvimentos geopolíticos, a transformação digital e a transição verde, e a recente emergência pandémica da COVID-19. Muitas regiões enfrentam a necessidade de reestruturar a sua economia, promover a inovação e uma participação mais forte nos mercados internacionais para enfrentar estes desafios, atrair investimentos e criar ou manter empregos. As Políticas de Coesão têm um papel crucial a desempenhar na abordagem dos principais obstáculos que bloqueiam o potencial das PME e impedem que estes desafios exacerbem as divergências entre territórios. Em 2014-2020, 96 mil milhões de euros do FEDER para o período, ou 27% do financiamento total da Política de Coesão, foram dedicados a objetivos de "Europa mais inteligente", para apoio à investigação e inovação, TIC, e competitividade das pequenas e médias empresas (PME).

Em Junho de 2021, mais de 76 mil milhões de euros foram especificamente atribuídos pelos programas nacionais e regionais do FEDER ao apoio às PME no âmbito de diferentes Objetivos Temáticos, para uma contribuição total da UE de 56 mil milhões de euros. Foram financiadas mais de 265 mil operações, tendo sido apoiados quase 700 beneficiários. Os fundos da UE foram ativados para apoiar as necessidades de liquidez das PME, incentivar o empreendedorismo tanto nos sectores tradicionais como em novos nichos de mercado, promover a adoção de tecnologias digitais e novas práticas empresariais, com o objetivo de tornar as PME europeias mais resilientes e preparadas para desbloquear novas oportunidades.

Esta avaliação decorre da ambição de construir uma base de provas sólidas sobre os efeitos do apoio do FEDER na competitividade das PME no período de 2014-2020, compreender os fatores que influenciam a geração destes efeitos, de modo a identificar boas práticas que possam informar a elaboração de políticas no período de 2021-2027 e mais além.

Equipa

Coordenador

Ricardo Paes Mamede

Investigadores

Nuno Bento

João Paiva-Silva

Henrique Fernandes Pereira

Parcerias

CSIL

Prognos

Datas

Início

  • Agosto 2022

Término

  • Dezembro 2023

Projeto a Decorrer