Projeto “Capacitar e Avaliar” (Operações Integradas Locais no Concelho de Sintra – Algueirão Mem Martins, Queluz e Belas e Agualva e Mira Sintra)

Contactos

Edifício Sedas Nunes (Edifício I)
Gabinete 2SE3
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Segunda-feira:
10h-13h
Terça a sexta-feira:
10h-13h | 14h30-18h

Descrição

O projeto “Capacitar e Avaliar” contribui para reforçar as condições de eficácia das ações a desenvolver nas três Operações Integradas no seu conjunto.

Este projeto dinamiza-se em três vertentes: capacitação, monitorização e avaliação.

A vertente da capacitação (a mais importante no âmbito deste projeto) contempla a dinamização e a realização de ações de formação-ação dos atores da parceria em domínios transversais para a boa implementação dos projetos e a formação das lideranças e atores chave de alguns dos projetos onde a dimensão das lideranças comunitárias e institucionais se mostre relevante.

A vertente de monitorização alimenta a estratégia de capacitação, permitindo identificar os domínios de intervenção que justificam um maior investimento em termos de formação e estratégias complementares de capacitação.

A função de monitorização é essencial para que os diversos níveis de intervenção previstos no modelo de governação do projeto possam ser adequadamente interpretados (coordenação global, gestão operacional e conselho estratégico) e, por essa via, os desvios e problemas de percurso resolvidos.

Por último, a vertente de avaliação assume um alcance estratégico, tendo por objetivo aferir os impactos dos diferentes projetos, identificar e discutir as suas condições de eficácia e assegurar o escrutínio dos investimentos realizados.

Nesta ótica, a abordagem a desenvolver não se constitui apenas como um exercício de avaliação final, incluindo uma componente de monitorização e avaliação ongoing com o objetivo contribuir para maximizar a eficiência e eficácia do projeto.

Objetivos a alcançar

  • Promover a cidadania e o acesso aos direitos e à participação cívica, envolvendo a comunidade no processo de monitorização e avaliação dos projetos da OIL
  • Reforçar as competências de planeamento, gestão e coordenação da parceria e, desse modo, as condições de eficácia da operação.
  • Formar lideranças comunitárias e institucionais que reforcem o seu reconhecimento no contexto da comunidade e reúnam melhores condições de apoiar a boa implementação dos projetos.
  • Produzir informação relevante de suporte à monitorização da operação, designadamente no que diz à execução das atividades previstas e das suas realizações.
  • Produzir resultados de avaliação que permitam aferir, a eficiência e eficácia alcançada na implementação dos projetos e aferir os impactos alcançados através das Operações Integradas.
  • Assegurar o adequado funcionamento do modelo de governação programado para suportar a implementação das Operações Integradas.
  • Apoiar a estratégia de comunicação

Equipa

Coordenador

Paulo Feliciano

Investigadores

Teresa Evaristo

Vanessa Carvalho da Silva

Joana Duarte Correia

Inês Fernandes dos Santos

Paulo Pedroso

Parcerias

Imagem2

Datas

Início

  • 20 de abril de 2023

Término

  • 31 de dezembro de 2025

Projeto a decorrer

Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis - Nações Unidas - ONU  Portugal