Projeto “Capacitar e Avaliar” (Operações Integradas Locais no Concelho da Amadora – Mina de Água e Encosta do Sol)

Contactos

Edifício Sedas Nunes (Edifício I)
Gabinete 2SE3
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Segunda-feira:
10h-13h
Terça a sexta-feira:
10h-13h | 14h30-18h

Descrição

Imagem1 logos

O projeto foi apresentado na edição n.º 39 da DIRIGIR&FORMAR - Revista para Gestores e Formadores, do IEFP, por Vanessa Carvalho da Silva, Joana Correia e Inês Santos.

Pode consultar AQUI.

__________________________________________________________________________________________________

O projeto “Capacitar e Avaliar” contribui para reforçar as condições de eficácia das ações a desenvolver nas duas Operações Integradas no seu conjunto.

Este projeto dinamiza-se em três vertentes: capacitação, monitorização e avaliação.

A vertente da capacitação (a mais importante no âmbito deste projeto) contempla a dinamização e a realização de ações de formação-ação dos atores da parceria em domínios transversais para a boa implementação dos projetos e a formação das lideranças e atores chave de alguns dos projetos onde a dimensão das lideranças comunitárias e institucionais se mostre relevante.

A vertente de monitorização alimenta a estratégia de capacitação, permitindo identificar os domínios de intervenção que justificam um maior investimento em termos de formação e estratégias complementares de capacitação.

A função de monitorização é essencial para que os diversos níveis de intervenção previstos no modelo de governação do projeto possam ser adequadamente interpretados (coordenação global, gestão operacional e conselho estratégico) e, por essa via, os desvios e problemas de percurso resolvidos.

Por último, a vertente de avaliação assume um alcance estratégico, tendo por objetivo aferir os impactos dos diferentes projetos, identificar e discutir as suas condições de eficácia e assegurar o escrutínio dos investimentos realizados.

Nesta ótica, a abordagem a desenvolver não se constitui apenas como um exercício de avaliação final, incluindo uma componente de monitorização e avaliação ongoing com o objetivo contribuir para maximizar a eficiência e eficácia do projeto.

Objetivos a alcançar

  • Promover a cidadania e o acesso aos direitos e à participação cívica, envolvendo a comunidade no processo de monitorização e avaliação dos projetos da OIL
  • Reforçar as competências de planeamento, gestão e coordenação da parceria e, desse modo, as condições de eficácia da operação.
  • Formar lideranças comunitárias e institucionais que reforcem o seu reconhecimento no contexto da comunidade e reúnam melhores condições de apoiar a boa implementação dos projetos.
  • Produzir informação relevante de suporte à monitorização da operação, designadamente no que diz à execução das atividades previstas e das suas realizações.
  • Produzir resultados de avaliação que permitam aferir, a eficiência e eficácia alcançada na implementação dos projetos e aferir os impactos alcançados através das Operações Integradas.
  • Assegurar o adequado funcionamento do modelo de governação programado para suportar a implementação das Operações Integradas.
  • Apoiar a estratégia de comunicação

Equipa

Imagem1 logos

Coordenador

Paulo Feliciano

Investigadores

Teresa Evaristo

Vanessa Carvalho da Silva

Joana Duarte Correia

Inês Fernandes dos Santos

Paulo Pedroso

Parcerias

Imagem1 logos

Participações

Datas

Imagem1 logos

Início

  • 4 de novembro de 2022

Término

  • 31 de dezembro de 2025

Projeto a decorrer

Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis - Nações Unidas - ONU  Portugal