Resumo
A 1.ª edição do curso é alvo de financiamento do Programa "Impulso Adulto", ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), de aplicação nacional, e da Google News Iniciative.
Na 1.ª edição do curso a propina é gratuita; é necessário o pagamento de uma taxa de candidatura de 70€ e taxa de inscrição de 30€.
O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década, tendo como orientação um conceito de sustentabilidade inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
__________________________________________________________________________________________________
A pós-graduação em Jornalismo em Língua Portuguesa apresenta-se num formato inovador, tendo por base o funcionamento do laboratório de jornalismo Google-Iscte, oferecendo um ponto de encontro e redação laboratorial criadora de inovação jornalística.
Lecionado em formato não presencial em horário pós-laboral, parte das práticas atuais do jornalismo e centra-se na busca da resposta à pergunta: como inovar nas práticas e no pensar jornalístico para fazer diferente do que agora fazemos?
A pós-graduação tem a duração de 2 semestres e irá decorrer exclusivamente online (regime de e-learning), com aulas síncronas e acompanhamento assíncrono.
Para além das unidades curriculares, em ambos os semestres o plano de estudo compreende um conjunto de horas de laboratório semanal desenhadas em conjunto pela Google News Initiative e pelo Iscte: o GNI Lab. No GNI Lab serão desenvolvidas práticas jornalísticas inovadores suportadas na experiência de inovação e experimentação associadas à Google News Initiative.
Porquê esta pós-graduação?
No quotidiano das redações não há tempo para inovar de forma consistente e permanente. Recorrendo ao laboratório de jornalismo Google-Iscte, lecionado em língua portuguesa, procura-se criar um espaço que seja complementar aos das redações e onde se possa inovar através da combinação de prática e teoria para criar o próximo jornalismo.
A inovação jornalística não é apenas uma questão tecnológica, mas também uma questão de pensar como usar a tecnologia existente no nosso quotidiano para fazer jornalismo diferente, tanto na forma como no conteúdo e, assim, criar novos públicos.
A pós-graduação é um espaço letivo que congrega profissionais de diferentes meios de comunicação, com experiência em diferentes tipos de jornalismo, o know-how da Google News Initiative e de investigadores do CIES-Iscte.
Objetivos do curso
- Desenvolver uma visão focada na busca de inovação nas práticas jornalísticas, tanto ao nível da investigação, validação e busca de fontes, bem como ao nível da produção e distribuição para novos públicos.
- Contribuir para descortinar quais os paradigmas da produção jornalística associados às sociedades atuais, conciliando a necessidade de inovar com a necessidade de transparência e independência, essenciais para a credibilidade e o futuro do jornalismo.
- Proporcionar, tanto a jornalistas com carreiras estabelecidas como a jornalistas em início de atividade, a oportunidade de desenvolver as competências adequadas para enfrentarem os desafios do jornalismo contemporâneo.
- Ajudar a criar uma rede informal de jornalistas que, partilhando a língua portuguesa, possam contribuir para a partilha alargada do conhecimento e práticas inovadoras na profissão jornalística.
- Fornecer o conhecimento de ferramentas digitais e práticas que permitam um exercício de qualidade no jornalismo tirando partido do potencial que o mundo digital oferece, na atualidade.
Parceria com a Google News Initiative
Tendo em conta o trabalho que a Google tem vindo a desenvolver junto dos jornalistas e empresas de média, apresentamos um programa laboratorial, que junta o know-how da Google News Initiative com o saber de jornalistas conceituados de vários órgãos de comunicação social, bem como investigadores do CIES-Iscte.
A parceria com a GNI permite uma aposta em práticas laboratoriais com um foco especial na inovação e na procura de novos caminhos para o jornalismo.
ECTS
60 (200 horas de contacto)
Destinatários
A pós-graduação destina-se a todos os falantes de português, independentemente das suas nacionalidades ou locais de residência.
Destina-se, pois, aos jornalistas de meios locais, regionais, nacionais e internacionais que exercem ou pretendem exercer em Portugal ou nos países onde se fala o português (PLOP), mas também a todos aqueles que em qualquer geografia têm o português como língua de trabalho jornalística (diáspora) e pretendem inovar no jornalismo.
Requisitos
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado segundo o processo de Bolonha
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado
- 3 trabalhos jornalísticos publicados nos últimos 3 anos.
Vagas
20