Resumo
A crescente profissionalização da atividade política e os novos meios e ferramentas de comunicação requerem uma correspondente profissionalização da assessoria política e de comunicação.
A Pós-Graduação tem uma abordagem mista, combinando uma forte componente prática com a apresentação de estudos nacionais e internacionais.
A componente de conhecimento teórico será muitas vezes aliada à partilha de experiências por profissionais da área.
A componente prática será focada nas técnicas e ferramentas que são exigidas aos assessores de comunicação política numa era da comunicação em rede.
O curso tem como destinatários: assessores e consultores políticos, assessores e consultores de comunicação e de imprensa, líderes e quadros partidários, jornalistas, e demais licenciados e técnicos cujas funções impliquem conhecimentos especializados na área de comunicação política.
No final da Pós-Graduação, os estudantes devem ser capazes de:
- Desenvolver e aplicar estratégias e planos de Marketing Político e Comunicação Política adaptados a multiplataformas, em momentos de campanha eleitoral e no quotidiano político;
- Compreender e planear a relação entre os actores políticos e os mass media, do ponto de vista da assessoria de imprensa e de media training;
- Construir a comunicação e as suas narrativas recorrendo, também, a estratégias de gestão da comunicação política, do marketing político e da relação com os media;
- Compreender o dia a dia do trabalho de diferentes tipos de assessores políticos e de comunicação, incluindo os seus principais desafios, na administração pública central e local, outras instituições atuantes no espaço político e partidos;
- Saber responder a diferentes cenários de crise política e de comunicação de crise;
- Definir e construir programas políticos, discursos e organizar dinâmicas de debate;
- Saber ler e interpretar as dinâmicas da opinião pública e a sua relação com o espaço político, através de sondagens, estudos de opinião, grupos focais, indicadores estatísticos, etc.
- Planear e desenhar a comunicação de políticas públicas.
ECTS
60 (200 horas de contacto)
Destinatários
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado segundo o processo de Bolonha
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado
- Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do curso
- Assessores e consultores políticos, assessores e consultores de comunicação e de imprensa, líderes e quadros partidários, jornalistas, e demais licenciados e técnicos cujas funções impliquem conhecimentos especializados na área de comunicação política
Vagas
30
Plano Curricular
1º ANO | 1º SEMESTRE
Docentes:
Programa
- O conceito de Marketing
- Definições de Marketing Político, história e áreas de aplicação
- Diferentes tipos de “Produto” de Marketing político
- Aplicação prática de conceitos de Marketing em Política: posicionamento, público-alvo, mensagem, tom, etc.
- Marketing e actores políticos: partidos, políticos, instituições, políticas públicas, etc.
- Elaboração de um plano estratégico de Marketing Político
- Aplicação de um plano estratégico de Marketing Político
Docente: Elisabete Caramelo
Programa
- Relação entre Assessor e Media: Características e funções, relação do Assessor com o empregador, O Assessor e o Jornalista
- Negociações entre Assessor e Jornalista: fontes e jornalistas, confidencialidade e «off the record», Código Deontológico dos Jornalistas
- Criar um Gabinete de Imprensa: estrutura, RH, instrumentos de trabalho, tecnologias
- Técnicas de Assessoria: Notas (Press Release) e Dossiês (Press kit), Follow-up, Comunicados, Encontros informais, Conferências de imprensa, Bolsa de Contactos, Visitas e Viagens, Cerimónias Oficiais, Gabinetes de Imprensa Virtuais, Preparação de Entrevistas
- Elaboração da Notícia e Assessoria: Provocar ou evitar a notícia, Acompanhá-la e escolher o melhor canal, Rotinas produtivas da notícia, Agenda setting
- Análise e Avaliação de Resultados: Diferentes Media e clipping
- Comunicação de Crise: Tipo e Morfologias de crises, Princípios da Comunicação de Crise
- Comunicação Integrada: Assessoria nas RP, marketing e gestão
Docente: André Santos Pereira
Programa
- Programas Eleitorais
- Convenções programáticas, gabinetes de estudos, fundações políticas e recrutamento de quadros
- Eixos, objetivos e medidas programáticas
- Comunicação das medidas eleitorais ? Pesquisas sobre contradições políticas dos adversários e métodos de divulgação da ação política própria
- Discussão dirigida e simulação de divulgação pública de conteúdos programáticos
- Discursos Políticos ? Apresentação de teorias sobre o discurso político e de casos de sucesso
- Técnicas de feitura de discursos
- Discussão dirigida e simulação de discursos políticos.
- Debates Políticos
- Tipos de Iniciativas Legislativas e de Debates, em Plenário e em Comissão Especializada
- Perguntas e Requerimentos; Votos e Resoluções (Assembleia da República)
- Fiscalização Política no Poder Local: Reuniões de Câmara, Assembleias Municipais e Assembleias Legislativas Regionais
- Fiscalização Política no Parlamento Europeu. Discussão dirigida sobre instrumentos de fiscalização política
Docentes:
Programa
- Os circuitos de informação na Comunicação Social
- O comunicador: capacidades de comunicação fundamentais
- A comunicação: elementos fundamentais
- Comunicação de crise: variáveis a controlar
- Como passar a mensagem pretendida
- Os valores éticos e deontológicos da Comunicação Social
- Desenvolvimento de relações com os órgãos de informação
- A comunicação de crise: como fazer um comunicadoComunicar em frente a uma câmara
- Falar para um microfone
- Comunicar em suportes digitais
Docente: André Freire
Programa
- Representação política
- Tipos de representação
- Como medir a representação política?
- Sistemas eleitorais, ideologias e representação política
- As grandes famílias de sistemas eleitorais
- Sistemas eleitorais, modelos de democracia e influência dos eleitores sobre o processo político
- Os sistemas eleitorais e a qualidade da representação política
- Partidos políticos e representação política
- Tipos de partidos desde a II Guerra mundial na perspectiva da representação política
- Crise dos partidos: indicadores; causas internas e externas da crise dos partidos.
1º ANO | 2º SEMESTRE
Docente: Susana Santos
Programa
- Delineamento conceptual e prospecção das questões que resultam da articulação entre modalidades da comunicação e da informação e entendimentos da política e da democracia
- Aprofundamento de temáticas específicas dos pólos comunicação e política e da respectiva relação, de que se exemplificam, entre outras: épocas e tendências contemporâneas da comunicação política; comunicação, poder e política; media e conhecimento público; media, democracia e cidadania; política, emoção e razão; comunicação política, imagem e substância; informação, espectáculo e entretenimento; jornalismo e spin doctoring; comunicação em rede e deliberação política; internet, comunicações móveis e cidadania;
Docente: Gustavo Cardoso
Programa
-
A comunicação em rede, a comunicação política e as políticas públicas
-
A comunicação política das políticas públicas
-
O papel do jornalismo e do comentário político nos mass media na discussão de políticas públicas
-
As redes e media sociais na comunicação das políticas públicas
Docente: Nuno Alves
Programa
- O sistema estatístico nacional e internacional (Instituto Nacional de Estatística e órgãos de competências delegadas; Organismos das Nações Unidas, Eurostat, OCDE); Métodos e amplitude da recolha de informação
- Recenseamento da população e estatísticas demográficas
- Educação: Sistema de ensino, recenseamentos escolares e qualificações da população
- PIB, rendimentos, proteção social e desigualdades sociais
- Trabalho, emprego e grupos profissionais
- Ciência, tecnologia e sociedade do conhecimento
- Indicadores compósitos: índice de desenvolvimento humano
- Dos indicadores estatísticos à investigação sociológica. Articulação das estatísticas oficiais com a utilização de bases de dados internacionais Eurobarometer, EVS, IPPS, ESS.
Docente: João Trocado da Mata
Programa
- Porquê estudar as políticas públicas?
- Teorias do Poder e do Processo Político
- Conceitos da Análise de Políticas Públicas: Actores, Recursos, Regras e Instituições
- Análise do processo político: Tipos de políticas e fases do processo; Problemas e agendamento; Alternativas e grupos de interesse; Formulação: desenho e instrumentos; Decisão e concretização; Comunicação; Avaliação, impactos e mudança
- Influência internacional: difusão, transferência e convergência em políticas públicas
- Investigação em Políticas Públicas
- Políticas Públicas em Portugal
Docente: José Santana Pereira
Programa
- Conceito e teorias da opinião pública
- Bases cognitivas da opinião pública: formação de impressões, formação e mudança de atitudes, atribuição de causalidade
- Fatores psicossociológicos da opinião pública: representações sociais; influência social, efeitos de grupo, desejabilidade social, espiral do silêncio
- Media e opinião pública: informação, persuasão, efeitos cognitivos
- Sondagens de opinião: amostragem, representatividade e interpretação de resultados
- Dados e tendências sobre a opinião pública atual
- Importância e consequências da opinião pública na representação e na responsividade política
Equipa docente
Diretor de Curso
- Departamento de Sociologia (ESPP)
Subdiretora de Curso
Docentes
- CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP)
Docente da UC: Media Training
Docente da UC: Assessoria de Imprensa
- Departamento de Sociologia (ESPP)
- Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP)
Docente da UC: Análise e Desenho de Políticas Públicas
- Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP)
Docente da UC: Opinião Pública e Sondagens
- CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP)
Docente da UC: Media Training
- Departamento de Métodos de Pesquisa Social (ESPP)
- CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP)
- CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP)
Docente da UC: Comunicação Política
A Pós-Graduação prevê um painel de convidados para 2023/2024, entre os quais se destacam:
- Adolfo Mesquita Nunes;
- Alexandra Leitão;
- Ana Pedrosa Augusto;
- Carlos Guimarães Pinto;
- Carmo Afonso;
- Jorge Costa;
- José Eduardo Martins;
- José Manuel dos Santos;
- Mafalda Anjos;
- Miguel Poiares Maduro;
- Pedro Delgado Alves;
- Pedro Marques Lopes;
- Sebastião Bugalho.
Preço
- Propina completa: 2 500,00€ (isento de pagamento IVA)
- Taxa de Inscrição: 30,00€
- Taxa de Candidatura: 70,00€
O valor da propina poderá ser pago em prestações. Consulte o nosso Regulamento de Propinas.
Os estudantes com nacionalidade de fora da UE terão de pagar 50% do valor do Curso no ato da inscrição.
É aceite pagamento através de Euroticket Educação Edenred. Para mais informações, contacte o secretariado do Curso.
Condições de Financiamento
Pode ainda consultar as condições de financiamento protocoladas com o Montepio AQUI.
Os alunos que venham a optar pelo financiamento via Montepio e que já sejam clientes do banco serão apoiados pelo seu balcão de apoio. Caso não seja cliente Montepio, será encaminhado para o local próprio.
Estrutura de Descontos
- Estudantes do Iscte* - 20% no valor total da propina
- Sócios do Clube Alumni (se não é sócio saiba AQUI como efetivar a sua inscrição no clube) - 10% no valor total da propina
- Trabalhadores das entidades associadas do IPPS-Iscte - 20% no valor total da propina
- Desconto Early Bird (candidaturas terminadas até 15 de maio) - 5% no valor total da propina (acumulável com outros descontos)
- Pronto pagamento do valor total da propina - 5% no valor total da propina (acumulável com outros descontos)
*Estudantes que estejam inscritos num outro curso do Iscte à data da matrícula na Pós-Graduação.
Horário
Pós-Laboral
- Segunda, terças e quintas-feiras (18h-22h30)
O Curso irá decorrer de modo online.
Data de realização
Setembro 2024 - Junho 2025
Datas de Candidatura
Datas de Candidatura | Divulgação de Resultados | Matrícula e Inscrição | |
---|---|---|---|
1.ª Fase | Início: 21/03/2024 Fim: 15/05/2024 |
29/05/2024 | Início: 29/05/2024 Fim: 11/06/2024 |
2.ª Fase | Início: 16/05/2024 Fim: 10/07/2024 |
22/07/2024 | Início: 22/07/2024 Fim: 05/08/2024 |
3.ª Fase | Início: 11/07/2024 Fim: 28/08/2024 |
11/09/2024 | Início: 11/09/2024 Fim: 25/09/2024 |
Até 5 (cinco) dias úteis após ter terminado a sua candidatura, irá receber uma fatura no valor de 70€, que deverá ser paga de imediato. A sua candidatura só estará finalizada após o pagamento desta taxa de candidatura.
Documentos obrigatórios
- Fotografia tipo passe em formato JPG
- Cópia do documento de identificação
- Certificado de Habilitações de Licenciatura - Documento comprovativo com a classificação final obtida para a conclusão do grau, e a respetiva escala positiva para certificados emitidos por instituições estrangeiras
- Transcrição de notas com todas as unidades curriculares e classificações - Documento comprovativo das unidades curriculares realizadas para obtenção do grau, respetivas classificações e duração do curso
- Currículo atualizado
Documentos facultativos
- Certificados de outras formações relevantes
Após a sua candidatura ter sido bem sucedida, terá de proceder à matrícula e inscrição no Curso.
Testemunhos
Antiga aluna da Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Política
Fui aluna da Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Política entre 2020 e 2022. Fiz o primeiro semestre em 2020, mas interrompi a pós-graduação durante o ano de 2021 para fazer um estágio PEPAC na Embaixada de Portugal em Montevideu. Na Embaixada pude pôr os meus conhecimentos em prática na gestão do site e redes sociais da Embaixada, bem como na prática de diplomacia política e económica.
Regressada a Portugal em 2022, pude terminar o semestre que tinha ficado em falta. Foi uma excelente experiência que valeu muito a pena: aprendi tanto técnicas de comunicação e de criação de políticas públicas como teoria sobre a formação da opinião pública e do funcionamento dos partidos políticos.
A pós-graduação inspirou-me a enveredar por um mestrado em Ciência da Comunicação, na vertente de Comunicação Política, na Universidade de Amesterdão.
Aconselho esta pós-graduação a qualquer pessoa que procure melhorar competências profissionais mas também aprender pelo prazer de aprender.
Assessora Parlamentar Acreditada no Parlamento Europeu
Frequentei a Pós-Graduação de Assessoria de Comunicação e Política no Iscte em 2020. Nessa altura já trabalhava numa agência de comunicação, mas sempre foi o meu objetivo especializar-me em comunicação política.
Esta Pós-Graduação permitiu-me consolidar os conhecimentos que utilizava na minha base de trabalho, ensinou-me novas técnicas e métodos, e, acima de tudo, com a ajuda dos excelentes docentes e convidados, inspirou-me a continuar a ambicionar pelo objetivo de trabalhar em assessoria e comunicação política.
Após alguns meses do fim da Pós-Graduação recebi o convite para ir trabalhar para o Parlamento Europeu, que aceitei e onde aplico hoje muitas das aprendizagens da Pós-Graduação. Foi sem dúvida uma mais-valia para o meu percurso profissional.