Resumo
Programa desenhado à medida das autarquias.
O programa avançado foi concebido de modo a proporcionar aos estudantes conhecimentos de diagnóstico estratégico do desenvolvimento local, de políticas sectoriais de escala autárquica e de áreas funcionais da administração do Estado. A estrutura do curso permite enfatizar diferentes dimensões destes conhecimentos em função das necessidades e preferências específicas de cada autarquia e dos seus técnicos e dirigentes.
Um aspeto estruturante do programa consiste no desenvolvimento de competências e de projetos em parceria, tendo em vista a resposta a problemas e desafios específicos de cada município. Este aspeto constitui um elemento central da UC obrigatória e deverá ser transversal às diferentes atividades do programa.
Trata-se de um programa ancorada numa única unidade curricular obrigatória - Parcerias para a ação no território e projetos de desenvolvimento - que tem como objetivo proporcionar a realização de projetos locais, transversais a diversos departamentos das autarquias. A esta unidade juntam-se outras quatro unidades de desenvolvimento conceptual ligadas às autarquias - que devem ser escolhidas pelo diretor do programa nomeado pela autarquia que organiza a formação. Deve ainda ser escolhida uma unidade de competências transversais tipicamente associada ao desenvolvimento de soft-skills.
Trata-se de um programa destinado a ser lecionado nas autarquias, dotado de grande flexibilidade curricular.
ECTS
32
Destinatários
- Quadros superiores da adminsitração local com licenciatura ou experiência profissional relevante
Vagas
30
Plano Curricular
DISPONÍVEIS (SELECIONAR QUATRO)
- As estatísticas na definição e avaliação de políticas públicas
- Procedimentos de benchmaring internacional
- Sistema Estatístico Nacional: Instituto Nacional de Estatística e órgãos de competências delegadas
- Medidas de políticas públicas e avaliação: articulação nacional e internacional (UE, Eurostat, OCDE, agências das Nações Unidas)
- Áreas específicas de formulação de políticas públicas e respectivo suporte estatístico de decisão e avaliação: Educação e Formação, Saúde, Emprego, Protecção Social, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ambiente, Cultura
- Políticas públicas e investigação em ciências sociais: inputs, outputs e avaliação crítica
- Reforma do Estado e Tendências na Administração Pública. Principais Modelos
- Modelo de Reforma da Gestão Pública: Sistema Político, Sistema Administrativo e Processo de Decisão
- Trajetórias de Modernização e Reforma dos Recursos Humanos: Liderança, Recrutamento e Seleção
- Processos de NGP e principais reformas: Reformas estruturais (Coordenação Vertical e Horizontal), Reformas de Gestão (Devolução, Delegação e Autoridade) e Reformas de Contenção
- Funções e Técnicas de Gestão Política: Mobilização de Apoios e Legitimidade. Prestação de Contas. Promoção, Negociação e Liderança. Transparência
- Funções e Técnicas de Gestão Operativa na AP: Serviços Partilhados. Capacidade legal, financeira, material e humana
- Resultados das Reforma na Administração Pública: Sustentabilidade, Controlo Direto, Uniformidade, Responsabilização
- Inteligência Económica e Fiscal. Análise de Risco. Controlo interno e Auditoria. 9. Parcerias Público-Privadas, Privatização e Municipalização
- Novo Paradigma: Emergência da Liderança e da Organização em Rede
- Liderança e Gestão: diferenças e complementaridades
- Liderança, Cultura e Organização em Rede em Portugal
- Evolução da Teoria da Liderança
- Novas Abordagens da Liderança
- Estratégia da GRH
- A emergência da GRH no contexto organizacional
- Responsabilidades e papéis da GRH no contexto organizacional
- Modelo da estratégia da GRH
- Análise estratégica da organização e do negócio
- Modelos de GRH
- Gestão da Mudança
- Mudança e resistências à mudança
- Gestão da Cultura e do Clima Organizacional
- Gestão do Desenvolvimento de Grupos
- Gestão do Desenvolvimento Organizacional
- Processos de Mudança
- Gestão da Infra-estrutura
- Indicadores e Balanced Scorecard
- Gestão dos Fluxos de RH
- Gestão das Admissões
- Gestão das Progressões
- Gestão das Demissões
- Gestão das Contribuições
- Gestão do Desempenho
- Gestão das Compensações
- Gestão das Competências
- Diagnóstico da Função GRH
- Gestão da satisfação dos stakeholders
- Gestão da eficiência da função GRH
- O Balanced Scorecard como instrumento de fixação e alinhamento de objetivos estratégicos, comunicação e monotorização da atividade
- Questões de implementação e operacionalização do Balanced Scorecard na prática
- Fixação de Key Performance Indicators (KPI's)
- Instrumentos tradicionais de planeamento e acompanhamento de resultados
- Integração através de ERPS de sistemas previsionais e de acompanhamento de resultados.
- Planeamento e Políticas Públicas
- O processo político: dos problemas e agendamento à avaliação
- A teoria da programação e os modelos lógicos
- Métodos e Técnicas de Planeamento
- Nível estratégico
- Nível tático
- Modelo operacional
- Fundamentos para o ddesenho e programação da avaliação
- O(s) conceito(s) de avaliação de políticas públicas
- Definição do objeto, dos objetivos e dos recursos
- Tipos genéricos de avaliação
- Conceitos relevantes
- Ética e serviço público na prática da avaliação
- Opções metodológicas em avaliação
- Formulação e utilização de questões de avaliação
- Exemplos de abordagens metodológicas em avaliação
- Ferramentas genéricas de suporte à avaliação
- A importância das estratégias de comunicação de resultados
- Conceitos em Projectos
- Glossário
- Ciclo de vida de projecto
- Oportunidade do Projecto e problema
- Identificação da oportunidade
- Estratégias de definição de problemas: definição do problema pelo cliente; análise de indicadores sociais; avaliação de necessidades
- Exercícios
- Teoria/investigação na concepção de projectos
- Conceptualização do problema e racional teórico
- Variável resultado
- Modelos de processo: revisão de literatura
- Tabela da balança
- Exercícios
- Ferramentas e técnicas
- Definição e componentes do Modelo Lógico(LM)
- Abordagens de construção do LM
- Fases do LM
- Exercícios
- Actividades associadas ao LM
- Objectivos e hipóteses
- Canais, métodos estratégias
- Exercícios
- Avaliação de projectos
- Tipos de avaliação
- Desenhos e instrumentos
- Relatório e devolução dos resultados
- Exercícios
- Concepção e avaliação de projectos específicos
- Apresentação dos alunos
- Apresentação do programa
- O conceito de Marketing
- Definições de Marketing Político, história e áreas de aplicação
- Estratégias de Marketing Político em ambiente concorrencial
- Marketing intelligence e construção de uma pesquisa de mercado para o marketing político
- A segmentação de mercado e a definição dos públicos alvo no marketing político
- Posicionamento e criação de marca
- Produto e Distribuição no marketing político
- A comunicação no marketing político
- Conceitos da comunicação: emissor, mensagem, tom, target, canais e suportes
- Tipos de comunicação de marketing
- Comunicação interna
- Poder dos O.C.S. e agenda pública
- Integração online/offline na comunicação política
- Elaboração de um plano de marketing político
- Monitorização e controlo do plano de marketing político
- Apresentação de trabalhos individuais
SOFT-SKILS (SELECIONAR ATÉ 2)
- Tipos de relatório: identificar os formatos básicos
- Elementos da estrutura de um relatório técnico
- Características de um texto técnico: objectividade, clareza
- Técnicas de comunicação escrita: como tornar um texto conciso, pertinente e claro
- Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente
- Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório (ortografia e estrutura sintáctica)
- Erros a evitar: ambiguidade, chavões, tautologias, coloquialismos. - Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências.
- Como utilizar software de processamento de texto e de apresentações na elaboração de relatórios técnicos.
{/sliders}
- Quão boa é a gestão do seu tempo? - Refinar a estratégia de acordo com o perfil comportamental - Reconhecer a Procrastinação.Porque procrastinamos
- Gestão do Tempo e Objectivos de Vida - Análise do meio envolvente e das características pessoais - Definição de objectivos de acordo com as várias áreas da vida - Regras para a elaboração de objectivos
- Estabelecer Prioridades - Importância VS Urgência - Criar e manter um espaço de trabalho produtivo - Ajustar competências de organização com a tecnologia
- Conhecer os Desafios à Gestão do Tempo - Comunicar estrategicamente para atingirresultados - Defender o dia de interrupções - Tomar decisões rápidas e acertadas
- A importância dos outros para uma gestão de tempo eficaz - Perfis comportamentais - Gestão das expectativas dos outros
- A importância das características pessoais - Estratégias de auto-motivação - Locus de controlo - Auto-confiança e auto-estima
- Características do Trabalho em Equipa
- Diferença entre grupos e equipas
- Vantagens do trabalho em equipa
- Formas de reforço da interdependência dos membros de uma equipa
- Desenvolvimento de papéis relacionais e de estilos de participação
- Tipos de equipas
- Eficácia do Trabalho em Equipa
- Factores de eficácia no trabalho em equipa
- Obstáculos à eficácia colectiva
- Técnicas para ultrapassar os obstáculos à eficácia das equipas
- Tomada de Decisão em Equipa
- Particularidades da tomada de decisão em grupo
- Técnicas de facilitação da tomada de decisão em equipas
- Particularidades das equipas virtuais; como utilizar as ferramentas de interacção online
- A problemática da diversidade no mercado de trabalho . O que é a diversidade . A diversidade nas sociedades contemporâneas
- Estereótipos e preconceitos
- Discriminação, violência institucional e/ou estrutural
- Metodologias de identificação e resolução de comportamentos discriminatórios
- Transeccionalidade nas atitudes discriminatórias
- Ações concretas para agir em situações de risco
- Trabalhar diferentes parâmetros de diversidade
- Introdução ao Personal Branding
- O que é personal branding
- Importância da personal branding na criação e gestão de impressões
- O processo de auto ? branding
- O Personal Branding
- Auto ? conceito e auto - consciência
- Identidade Pessoal
- Competências / Comunicação d Gestão de Imagem
- Desenvolver o Personal Branding -Criar a Marca ?EU? -Implementar a Marca ?EU?
- Formas de abordar a ética: deontologia, virtude e consequências. Ética e moral
- Enviesamentos na percepção da ética das decisões
- Detecção dos problemas éticos em diferentes contextos socioprofissionais
- Etapas da tomada de decisão ética no domínio profissional
- Ética e responsabilidade social: problemas éticos nos grupos e nas organizações
- Multiculturalidade: definição, crítica
- Multiculturalidade e mobilidades: etnias, migrantes/imigrantes e culturas
- Multiculturalidade e direitos humanos
- Multiculturalidade e políticas de identidade
- Importância do pensamento crítico
- Discurso argumentativo
- Tipos de argumentos e estrutura de argumentos
- Qualidade dos argumentos e falhas na argumentação
- Redes sociais: o que permitem? Objectivos de exposição online. Procedimentos antes de entrar. Meios para alcançar objectivos através das redes sociais
- Os diferentes tipos de redes sociais: Sociais e Profissionais. Caracterização das diferentes redes. Conhecer a heterogeneidade de comportamentos nas redes sociais. Redes abertas e redes fechadas
- Escolha das redes sociais. Como seleccionar a rede adequada aos objectivos estabelecidos. Como definir um plano estratégico de social media
- Competências relacionais. Conteúdo, informação e suportes. Networking. Estratégias individuais na gestão das redes. Virtual vs Real. Utilização do Media ? Áudio e Vídeo. Mediação de resultados (da exposição, dos objectivos alcançados, do interesse que suscita uma pessoa na rede)
- Conceitos básicos de folha de cálculo; Inserção e edição de dados
- Formatação de células e folhas; Gerir a folha de cálculo; Impressão
- Processo de cálculo: dados; operações matemáticas; referências absolutas e relativas
- As funções de SOMA simples e condicionada
- As funções de MÉDIA simples, ponderada e condicionada
- As funções de contagem, ordem e arredondamento
- Analisar e organizar dados: noção de tabela; filtragem; ordenação e subtotal
- Analise gráfica
- Partilha e manutenção do livro: Importação e exportação de dados
- Funções Estatísticas
- Funções Lógicas
- Mensagens de erro e funções de informação
- Aritmética de datas
- Funções de texto
- Funções de pesquisa e referência
- Consolidação, tabelas e gráficos dinâmicos
- Construção de modelos
- Técnicas de simulação
Equipa docente
Coordenação
Nuno Alexandre de Almeida Alves
Raul Manuel Gonçalves Lopes
Pedro Miguel Alves Felício Seco da Costa
José Manuel Esteves Henriques
João António Salis Gomes
David Alexandre Correia Ferraz
Generosa Gonçalves Simões do Nascimento
Maria Antónia Jorge de Jesus
Sérgio Vital Braz Caramelo
Joana Celeste Dias Alexandre
Filomena Maria Nogueira da Silva de Almeida
Joaquim Eduardo Simões e Silva
João Paulo Carvalho Aragão Pina
Helena Maria Belchior Campos Costa Lourenço Rocha
Filomena Maria Nogueira da Silva de Almeida
Joaquim Eduardo Simões e Silva
Nélia Susana Dias
Alzira da Conceição Silva Duarte
Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão Cardoso
Sérgio Miguel Carneiro Moro
Preço
- Propina completa: 19 250,00€
Horário
Formação presencial (114 horas)
Data de realização
Sob-negociação
Datas de Inscrição
Sob-negociação
Testemunhos
A primeira edição ocorreu a 18 de janeiro 2019, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro. O que disseram dos formandos?
"A frequência da pós-graduação adicionou uma dimensão extra na minha carreira, tendo permitido a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nas áreas em estudo" - Susana Maia
"A Pós- Gradução em Desafios Autárquicos contribuiu muito positivamente na minha relação com a Cidade, pois permitiu-me desenvolver uma visão multidisciplinar e integradora sobre o território. Os problemas de outrora passaram a ser desafios e oportunidades a explorar." - Carla Correia, Técnica da Divisão de Resíduos e Higiene Urbana
"Este curso fez-me conhecer a verdadeira cidade, em todas as suas vertentes. Agora, vivo-a e sinto-a em toda a sua plenitude. Obrigada a esta pós-graduação!" - Paulo Pires Santos, Chefe de Divisão de Recursos Humanos
"A produção de conhecimento que faz falta para o meu desenvolvimento pessoal" - Maria Ireno Pinto, Chefia Intermédia, Gabinete de Trânsito, Frota, Equipamento e Logistica
"Novos desafios com maior conhecimento e desenvolvimento sustentado" - Manuel Landum, Chefia Intermédia, Gabinete de Informática e Novas Tecnologias
“Esta pós graduação possibilitou a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos de trabalho fortalecendo a cooperação intersetorial entre os dirigentes da Câmara Municipal do Barreiro, permitindo criar melhores sinergias entre as diferentes áreas de intervenção. Com base num programa curricular riquíssimo e inovador foi possível o reconhecimento e a validação de conhecimentos, competências e aptidões permitindo, também, pensar e falar sobre as potencialidades da nossa cidade de forma global e estratégica” - Maria Joao Simões, Chefe da Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
“A Pós-Graduação em Desafios Autárquicos e Desenvolvimento Local, permitiu-me aprofundar conhecimentos sobre a forma de observar, refletir e agir, sobre o território e, nomeadamente, no âmbito das minhas competências, como intervir, de modo a torná-lo um lugar melhor para se viver. Agradecer ao IPPS – ISCTE pela realização desta Pós-Graduação, ao corpo docente pelo ensinamento transmitido e à Câmara Municipal do Barreiro por me ter proporcionado esta oportunidade.” - Ricardo Ferreira, Chefe de Divisão Financeira e Patrimonial da Câmara Municipal do Barreiro
"Aproveitar as forças conjugadas da universidade e da municipalidade foi um privilégio. São reflexões, experiências e conhecimentos que ficam como ferramentas para ambicionar e concretizar uma (so)ci(e)dade melhor" - Rita Isidro, Diretor de Departamento, Departamento de Águas e Higiene Urbana, Câmara Municipal do Barreiro