Resumo
O e-Learning é uma estratégia educativa centrada no aluno, sendo flexível no que respeita às principais dimensões do estudo, como tempo e local da aprendizagem, recursos para o ensino e aprendizagem, atividades de aprendizagem, e apoio de professores a alunos.
A aprendizagem online é definida como experiência de aprendizagem em ambientes síncronos ou assíncronos, usando diferentes dispositivos (por exemplo, telemóveis, computadores portáteis, etc.) com acesso à Internet. Nesses ambientes, os alunos podem estar em qualquer lugar (independente) para aprender e interagir com instrutores e outros alunos (Singh e Thurman, 2019).
É possível recorrer a diferentes tipos de aprendizagem online:
- Aprendizagem online síncrona
A aprendizagem síncrona é uma estratégia de aprendizagem mais estruturada, onde os cursos são agendados em horários específicos e decorrem numa sala virtual em simultâneo. Dessa forma, os alunos beneficiam de interações em tempo real, obtendo mensagens instantâneas e feedback quando necessário. (Littlefield, 2018).
- Aprendizagem online assíncrona
Os alunos que estão em situação de aprendizagem assíncrona não podem receber feedback e mensagem instantâneos. Além disso, o conteúdo de aprendizagem não é fornecido em aulas ao vivo, mas em diferentes sistemas ou fóruns de gestão de aprendizagem (Littlefield, 2018).
O Curso e-Learning - Preparar Cursos em e-Learning pretende dar as ferramentas necessárias a uma boa utilização e condução de um curso e-Learning, na perspetiva de um docente.
Destinatários
- Docentes, Investigadores e público em geral, com necessidade de desenvolvimento das capacidades de condução de cursos via e-Learning
Vagas
25
Plano Curricular
(Maria José Sousa / 4 horas de trabalho & 1 hora de contacto)
Programa
- Definir o tema da unidade
- Definir a estrutura da unidade em tópicos e subtópicos
(Tiago Peixoto / 8 horas de trabalho & 1 de contacto)
Programa
- Ferramentas para criar eBooks
- Criar um quiz
- Criar vídeos
- Captura de ecrã
(Inês Mangas /8 horas de trabalho & 1 de contacto)
Programa
- Aulas Online (síncronas)
- Criar e dinamizar fóruns de discussão
- Atividades de Auto-aprendizagem com base em Problemas ou Projetos
(Célio Marques / 4 horas de trabalho & 1 hora de contacto)
Programa
- Criar instrumentos de avaliação online
- Feedback online sobre a avaliação
Formato do Curso e Metodologia
O curso dura oito horas por semana, durante quatro semanas.
Cada uma das quatro semanas está estruturada num formato muito semelhante, assim:
- Quatro aulas online – gravadas em vídeo (30 minutos cada).
- Sugestão de leitura e perguntas nos fórum de discussão. As leituras são todos excertos de livros, artigos científicos ou artigos de conferências.
- Um vídeo de um especialista falando sobre o processo de aprendizagem ou sobre a avaliação. O objetivo é estimular a discussão com os colegas.
- Várias atividades práticas sobre as temáticas em estudo.
- Um questionário de múltipla escolha para ajudar a analisar os problemas e para fins de avaliação. Existem quatro deles, um para cada semana.
- Participação num fórum de discussão com outros participantes do curso. O tutor do curso participará nos fóruns também.
Metodologia de avaliação
A avaliação irá ser baseada em quatro questionários, um por semana, considerados para avaliação.
Os Fóruns de Discussão serão avaliados da seguinte forma: uma excelente discussão, uma boa discussão, discussão aceitável ou discussão inadequada. Os critérios e escala são os seguintes:
- A capacidade de refletir sobre experiências de ensino e aprendizagem, identificando questões-chave. Usar referências aos materiais do curso ou a outras fontes sempre que possível.
- Capacidade de análise critica à luz do que foi aprendido, baseando-se em questões levantadas durante o curso ou de outras fontes.
- A capacidade de apresentar ideias de maneira coerente e analítica.
Dia 1 de julho – Sessão de abertura do curso, com a conferência “Gamification in learning – a experiência da Universidade de Leeds”, com a participação de Mónica Rodrigues. A sessão poderá ter uma duração um pouco maior do que 1h.
Equipa docente
Coordenação
Professora Maria José Sousa
Professor Tiago Peixoto
Professora Inês Mangas
Professor Célio Marques
Preço
Funcionários do Iscte e de Entidades Participadas - Grátis (pagamento de caução de 50,00€, valor devolvido no final do Curso, mediante a sua conclusão).
Alunos do Iscte - 20% de desconto (200.00€), ao qual acresce a taxa de inscrição no valor de 25,00€.
Antigos alunos se sócios ALUMNI (se não é sócio saiba AQUI como efetivar a sua inscrição no clube) - 10% desconto (225,00€), ao qual acresce a taxa de inscrição no valor de 25,00€.
Horário
Formação e-Learning (28 horas de trabalho com 4 horas de contacto)
- Horas de contacto nos dias 1 de julho, 8 de julho, 15 de julho, 22 de julho (18h-19h)
Data de realização
Mês de Julho
Datas de Inscrição
15 de junho de 2020 até 26 de junho de 2020
Colaboradores do Iscte e Participadas
Após registo aguarde um contato da nossa equipa administrativa com instruções para pagamento da caução.
Público em Geral / Alunos Iscte / Alumni
Após registo de inscrição, por favor envie-nos o seu CV para
Não consideramos inscrições cuja taxa de inscrição não tenha sido paga.
Restituímos o valor caso a sua inscrição não possa ser aceite por falta de vaga.
Dados para transferência:
Entidade: IPPS-IUL – Instituto para as Politicas Públicas e Sociais
NIB: 0036 0000 99105886113 55
IBAN: PT50 0036 0000 9910 5886 1135 5
BicSWIFT: MPIOPTPL
Banco: Montepio - Rua Castillho 1250–066 Lisboa