Resumo
Promoção de últimos dias
- O pagamento da taxa de inscrição não será cobrado em candidaturas de 2.ª fase
- Grupos da mesma instituição - por cada 3 inscrições, é atribuído um desconto de 10% na propina de cada estudante
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A crescente profissionalização da atividade política tem vindo a ser acompanhada pela correspondente profissionalização da assessoria política e de comunicação.
O curso tem como destinatários: assessores políticos, líderes e quadros partidários, jornalistas, e demais licenciados e técnicos cujas funções impliquem conhecimentos especializados sobre assessoria e comunicação política.
A Pós-Graduação visa proporcionar o desenvolvimento de competências que promovam o exercício de funções nas áreas de assessoria de comunicação e assessoria política, ancoradas numa cultura de profissionalismo.
No final da Pós-Graduação, os estudantes devem adquirir as seguintes aprendizagens:
- Dominar os conhecimentos teóricos e empíricos fundamentais no âmbito das Políticas Públicas, das Ciências da Comunicação e da Ciência Política;
- Compreender e desenvolver as capacidades de gestão da comunicação política, do marketing político e da relação com os media;
- Adquirir competências de análise crítica sobre os processos e os comportamentos políticos, incluindo as dinâmicas da opinião pública e a sua relação com o espaço político;
- Planear, organizar e desenhar políticas públicas no quadro de gabinetes na administração pública (central e local), para realização de assessoria de imprensa;
- Utilizar e interpretar indicadores estatísticos e sondagens.
ECTS
60 (200 horas de contacto)
Destinatários
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado segundo o processo de Bolonha
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado
- Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do curso
Vagas
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Plano Curricular
1º ANO | 1º SEMESTRE
Docente: André Santos Pereira
Programa
- Programas Eleitorais
- Convenções programáticas, gabinetes de estudos, fundações políticas e recrutamento de quadros
- Eixos, objetivos e medidas programáticas
- Comunicação das medidas eleitorais ? Pesquisas sobre contradições políticas dos adversários e métodos de divulgação da ação política própria
- Discussão dirigida e simulação de divulgação pública de conteúdos programáticos
- Discursos Políticos ? Apresentação de teorias sobre o discurso político e de casos de sucesso
- Técnicas de feitura de discursos
- Discussão dirigida e simulação de discursos políticos.
- Debates Políticos
- Tipos de Iniciativas Legislativas e de Debates, em Plenário e em Comissão Especializada
- Perguntas e Requerimentos; Votos e Resoluções (Assembleia da República)
- Fiscalização Política no Poder Local: Reuniões de Câmara, Assembleias Municipais e Assembleias Legislativas Regionais
- Fiscalização Política no Parlamento Europeu. Discussão dirigida sobre instrumentos de fiscalização política
Programa
- Representação política
- Tipos de representação
- Como medir a representação política?
- Sistemas eleitorais, ideologias e representação política
- As grandes famílias de sistemas eleitorais
- Sistemas eleitorais, modelos de democracia e influência dos eleitores sobre o processo político
- Os sistemas eleitorais e a qualidade da representação política
- Partidos políticos e representação política
- Tipos de partidos desde a II Guerra mundial na perspectiva da representação política
- Crise dos partidos: indicadores; causas internas e externas da crise dos partidos.
Docentes: Miguel Crespo | Ana Pinto Martinho
Programa
- Os circuitos de informação na Comunicação Social
- O comunicador: capacidades de comunicação fundamentais
- A comunicação: elementos fundamentais
- Comunicação de crise: variáveis a controlar
- Como passar a mensagem pretendida
- Os valores éticos e deontológicos da Comunicação Social
- Desenvolvimento de relações com os órgãos de informação
- A comunicação de crise: como fazer um comunicadoComunicar em frente a uma câmara
- Falar para um microfone
- Comunicar em suportes digitais
Docente: Elisabete Caramelo
Programa
- Relação entre Assessor e Media: Características e funções, relação do Assessor com o empregador, O Assessor e o Jornalista
- Negociações entre Assessor e Jornalista: fontes e jornalistas, confidencialidade e «off the record», Código Deontológico dos Jornalistas
- Criar um Gabinete de Imprensa: estrutura, RH, instrumentos de trabalho, tecnologias
- Técnicas de Assessoria: Notas (Press Release) e Dossiês (Press kit), Follow-up, Comunicados, Encontros informais, Conferências de imprensa, Bolsa de Contactos, Visitas e Viagens, Cerimónias Oficiais, Gabinetes de Imprensa Virtuais, Preparação de Entrevistas
- Elaboração da Notícia e Assessoria: Provocar ou evitar a notícia, Acompanhá-la e escolher o melhor canal, Rotinas produtivas da notícia, Agenda setting
- Análise e Avaliação de Resultados: Diferentes Media e clipping
- Comunicação de Crise: Tipo e Morfologias de crises, Princípios da Comunicação de Crise
- Comunicação Integrada: Assessoria nas RP, marketing e gestão
Docente: José Pedro Dionísio
Programa
- Apresentação dos alunos
- Apresentação do programa
- O conceito de Marketing
- Definições de Marketing Político, história e áreas de aplicação
- Estratégias de Marketing Político em ambiente concorrencial
- Marketing intelligence e construção de uma pesquisa de mercado para o marketing político
- A segmentação de mercado e a definição dos públicos alvo no marketing político
- Posicionamento e criação de marca
- Produto e Distribuição no marketing político
- A comunicação no marketing político
- Conceitos da comunicação: emissor, mensagem, tom, target, canais e suportes
- Tipos de comunicação de marketing
- Comunicação interna
- Poder dos O.C.S. e agenda pública
- Integração online/offline na comunicação política
- Elaboração de um plano de marketing político
- Monitorização e controlo do plano de marketing político
- Apresentação de trabalhos individuais
1º ANO | 2º SEMESTRE
Docente: Susana Santos
Programa
- Delineamento conceptual e prospecção das questões que resultam da articulação entre modalidades da comunicação e da informação e entendimentos da política e da democracia
- Aprofundamento de temáticas específicas dos pólos comunicação e política e da respectiva relação, de que se exemplificam, entre outras: épocas e tendências contemporâneas da comunicação política; comunicação, poder e política; media e conhecimento público; media, democracia e cidadania; política, emoção e razão; comunicação política, imagem e substância; informação, espectáculo e entretenimento; jornalismo e spin doctoring; comunicação em rede e deliberação política; internet, comunicações móveis e cidadania;
Programa
- O sistema estatístico nacional e internacional (Instituto Nacional de Estatística e órgãos de competências delegadas; Organismos das Nações Unidas, Eurostat, OCDE); Métodos e amplitude da recolha de informação
- Recenseamento da população e estatísticas demográficas
- Educação: Sistema de ensino, recenseamentos escolares e qualificações da população
- PIB, rendimentos, proteção social e desigualdades sociais
- Trabalho, emprego e grupos profissionais
- Ciência, tecnologia e sociedade do conhecimento
- Indicadores compósitos: índice de desenvolvimento humano
- Dos indicadores estatísticos à investigação sociológica. Articulação das estatísticas oficiais com a utilização de bases de dados internacionais Eurobarometer, EVS, IPPS, ESS.
Programa
- Introdução: metodologias extensivas e a relevância para as políticas públicas
- Saúde e cuidados de saúde
- Desigualdades sociais
- Evolução e características da emigração e das comunidades portuguesas
- Políticas de família
- Políticas de educação e formas de avaliação internacionais
- Políticas sociais
- Emprego e desemprego
- Energia e ambiente
Docente: José Santana Pereira
Programa
- Conceito e teorias da opinião pública
- Bases cognitivas da opinião pública: formação de impressões, formação e mudança de atitudes, atribuição de causalidade
- Fatores psicossociológicos da opinião pública: representações sociais; influência social, efeitos de grupo, desejabilidade social, espiral do silêncio
- Media e opinião pública: informação, persuasão, efeitos cognitivos
- Sondagens de opinião: amostragem, representatividade e interpretação de resultados
- Dados e tendências sobre a opinião pública atual
- Importância e consequências da opinião pública na representação e na responsividade política
Docente: João Trocado da Mata
Programa
- Porquê estudar as políticas públicas?
- Teorias do Poder e do Processo Político
- Conceitos da Análise de Políticas Públicas: Actores, Recursos, Regras e Instituições
- Análise do processo político: Tipos de políticas e fases do processo; Problemas e agendamento; Alternativas e grupos de interesse; Formulação: desenho e instrumentos; Decisão e concretização; Comunicação; Avaliação, impactos e mudança
- Influência internacional: difusão, transferência e convergência em políticas públicas
- Investigação em Políticas Públicas
- Políticas Públicas em Portugal
Equipa docente
Diretor de Curso
- Departamento de Sociologia (ESPP)
Docentes
- CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP)
Docente da UC: Comunicação Política
- Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral (IBS)
Docente da UC: Marketing Político
- Departamento de Sociologia (ESPP)
- Departamento de Métodos de Pesquisa Social (ESPP)
- Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP)
- Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP)
- Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP)
Docente da UC: Opinião Pública e Sondagens
- Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP)
Docente da UC: Análise e Desenho de Políticas Públicas
- CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP)
Docente da UC: Media Training
- CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP)
Docente da UC: Media Training
- Departamento de Sociologia (ESPP)
- Departamento de Sociologia (ESPP)
O curso prevê ainda um painel de convidados, cujos nomes serão divulgados posteriormente.
Preço
- Propina completa: 2 500,00€ (isento de pagamento IVA)
- Taxa de Inscrição: 30,00€
- Taxa de Candidatura: 50,00€
O valor da propina poderá ser pago em prestações. Consulte o nosso Regulamento de Propinas.
Os estudantes com nacionalidade de fora da UE terão de pagar 50% do valor do Curso no ato da inscrição.
É aceite pagamento através de Euroticket Educação Edenred. Para mais informações, contacte o secretariado do Curso.
Estrutura de Descontos
- Estudantes do Iscte - 20% no valor total da propina
- Sócios do Clube Alumni (se não é sócio saiba AQUI como efetivar a sua inscrição no clube) - 10% no valor total da propina
- Trabalhadores das entidades associadas do IPPS-Iscte - 20% no valor total da propina
- Inscritos na 1.ª Fase de Candidaturas - 5% no valor total da propina
- Pronto pagamento do valor total da propina - 5% no valor total da propina (acumulável com outros descontos)
- O pagamento da taxa de inscrição não será cobrado em candidaturas de 2.ª fase
- Grupos da mesma instituição - por cada 3 inscrições, é atribuído um desconto de 10% na propina de cada estudante
Horário
Pós-Laboral
- Segunda, terças e quintas-feiras (18h-22:30h)
Horário do 1.º Semestre AQUI.
Horário do 2.º Semestre AQUI.
Data de realização
Outubro 2021 - Junho 2022
Datas de Candidatura
1ª Fase: até dia 26 de abril
2ª Fase: 27 de abril a 30 de agosto
Até 5 (cinco) dias úteis após ter terminado a sua candidatura, irá receber uma fatura no valor de 50€, que deverá ser paga de imediato. A sua candidatura só estará finalizada após o pagamento desta taxa de candidatura.
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS
1.ª Fase: 07 de maio 2021
2.ª Fase: 10 de setembro 2021
Após a sua candidatura ter sido bem sucedida, terá de proceder à matrícula e inscrição no Curso.
Datas de Inscrição
1ª Fase: 07 de maio a 17 de maio 2021
2ª Fase: 10 de setembro a 20 de setembro 2021