Resumo
O curso pretende (re)pensar as práticas pedagógicas e do próprio funcionamento da organização escolar na avaliação das aprendizagens e para as aprendizagens como um processo de práticas ajustadas às novas orientações curriculares, na aferição de critérios de avaliação e na construção de instrumentos adequados à avaliação, sobretudo de valores e atitudes. Pretende-se dar .a possibilidade aos docentes de aprofundarem, (re)criarem e aperfeiçoarem modelos, instrumentos e técnicas de Avaliação Formativa.
Objetivos
- Descrever e comparar os principais conceitos de avaliação formativa.
- Relacionar as principais características da experiência ótima (flow) com a criação de instrumentos de avaliação formativa com qualidade
- Relacionar os pressupostos da Teoria da Motivação Temporal com a criação e aplicação de instrumentos de avaliação formativa.
- Identificar, experimentar e analisar variados modelos, instrumentos e técnicas de avaliação formativa: trabalho colaborativo, portfólio, relatório, testes e exercícios com medidas quantitativas de referência criterial, teste em duas fases, o comentário enquanto feedback de qualidade, tarefas autênticas, processo de pergunta/resposta, autoavaliação, o erro enquanto processo produtivo de conhecimento, as rubricas.
- Analisar e avaliar as práticas individuais de avaliação formativa.
- Conceber e apresentar planos de aula que integrem a prática da avaliação formativa.
- Conceber e apresentar organizações pedagógicas dos apoios educativos que permitam o aprofundamento de práticas de avaliação formativa.
Metodologia
A ação tem um caráter teórico-prático em que assumem particular importância nas metodologias ativas e participativas que possibilitem a aquisição dos conceitos fundamentais e levem à apropriação de modelos, técnicas e à criação de instrumentos de avaliação formativa.
- Exploração, em pequenos grupos, de textos teóricos sobre os conceitos de avaliação formativa.
- Partilha e debate sobre experiências individuais relativas às práticas avaliativas.
- Exploração, em pequenos grupos, de modelos, instrumentos e técnicas de avaliação formativa.
- Esclarecimento teórico sobre informações e conceitos, sempre que necessário.
- Apresentação individual de um plano de aula que inclua práticas de avaliação formativa.
ECTS
6 ECTS
Curso certificado pelo CCPFC - Registo: CCPFC/ACC-93666/18 | Nº Créditos Progressão de Carreira: 0.8. Válidos até: 13-11-2020
Destinatários
- Professores do Ensino Básico e Secundário (curso Disponibilizado para Agrupamentos e Escolas)
Requisitos
- Professores a designar pelo Agrupamento Escolar/Escola
Vagas
- Professores a designar pelo Agrupamento Escolar/Escola
Vagas
30
Preço
- Propina completa: 2 500,00€ (preço do curso para um grupo até 30 formandos lecionado nas instalações do Agrupamento Escolar/Escola)
Horário
21 horas presenciais (horário a acordar com o Agrupamento Escolar/Escola)
Datas de Candidatura
A combinar com cada Agrupamento Escolar/Escola