Resumo
Contar histórias de forma envolvente e bem estruturada é uma das formas de conseguir fazer passar mensagens, numa época em que a quantidade de informação é imensa. Preparar informação de forma a conseguir chegar da melhor maneira aos públicos-alvo é crucial.
As estratégias, regras e técnicas de Visual storytelling permitem de forma simples, mas poderosa, envolver os leitores ao combinar mapas interativos, dados, texto, gráficos e imagens. Adequando sempre os formatos utilizados aos suportes e objetivos de comunicação.
No final deste Curso de Especialização os alunos vão estar aptos a:
- Realizar representações visuais adequadas aos seus objetivos de comunicação;
- Produzir narrativas (no formato mais adequado ex. infografias e banda desenhada) e storytelling em vários suportes, incluindo os digitais;
- Identificar e definir data stories no contexto de business intelligence e dos sistemas de apoio à decisão.
ECTS
18
Destinatários
- Quadros qualificados provenientes de organizações intensivas em conhecimento e instituições responsáveis pela produção de dados e divulgação de informação estatística
- Discentes e docentes de áreas como ciências sociais, ciências empresariais, humanidades, artes visuais e design, entre outros
- Profissionais e especialistas em atividades como comunicação e jornalismo, Designers, investigação académica, consultoria e business intelligence, estatística e análise técnica de dados, etc.
- Técnicos vindos de empresas viradas para o cliente, associações empresariais, observatórios setoriais, bibliotecas, organizações socioprofissionais e não-governamentais, estruturas das instituições de ensino superior, unidades de divulgação de institutos públicos, etc.
Vagas
20
Plano Curricular
- Representações visuais: introdução aos princípios de representação
- Estruturação lógica e representação visual de informação
- Pictografia
- Pesquisa, organização e análise de dados
- Visualização de dados: tornar visível o invisível
- Estruturas de representação exploratórias
- Estruturas de representação explanatórias
- Taxonomias de modelos visuais
Programa
- Definição de narrativa e Storytelling
- Aplicação de narrativas e Storytelling no mundo digital
- Contar histórias com dados: categorias de contextualização
- Infografia
- Banda desenhada
- Definição de Data Stories em Business Intelligence a Apoio à Decisão
- Adobe Illustrator (6h)
- Introdução
- Edição de desenho vetorial para a construção de infografias
- Excel (12h) Introdução
- Edição e organização e preparação de dados
- Fórmulas e funções
- Tabelas
- Gráficos
- Tableau (18h)
- Introdução
- Tipos de dados
- Importação de dados
- Organização e preparação de dados
- Construção de gráficos
- Dashboards e storytelling
- Construção de mapas
- Tableau Public
Equipa docente
Coordenação
Maria do Carmo Botelho (ISCTE-IUL)
Pedro Duarte de Almeida (Fac. Belas-Artes-UL)
Ana Alexandrino da Silva
Ana Pinto Martinho
Elsa Alexandra Cardoso
Luís Manuel Rodrigues
Maria do Carmo Botelho
Pedro Duarte de Almeida
Sara Amaral Rodrigues
Preço
- Propina completa: 620,00€ (podendo ser pago em prestações)
- Taxa de Inscrição: 10,00€
- Taxa de Candidatura: 25,00€
Horário
Pós-Laboral
60 horas presenciais
Data de realização
As datas de início e de conclusão dependerão do plano de estudos definido pelo aluno.
Datas de Candidatura
Até 02 de setembro 2019