Resumo
A comunicação gráfica fornece instrumentos para cativar audiências e maximizar o impacto das mensagens.
Quanto mais visual for a comunicação maior a sua eficácia.
Porém, a visualização de dados precede a comunicação de ideias: a descoberta de padrões e relações permite construir conhecimento sobre realidades complexas e multidimensionais.
Ser capaz de compreender e produzir comunicação infográfica é um investimento de dupla-aplicação: além de ser um excelente instrumento de estudo é a forma mais eficaz de promover resultados.
A participação no Curso de Comunicação Visual de Informação reforça a literacia gráfica e desenvolve competências-chave de:
- Representação e extração de padrões a partir de dados quantitativos e qualitativos;
- Apoio à tomada de decisão em contextos complexos e de escassez de atenção;
- Inovação nas abordagens comunicacionais numa era de superabundância informacional.
ECTS
18
Destinatários
- Quadros qualificados provenientes de organizações intensivas em conhecimento e instituições responsáveis pela produção de dados e divulgação de informação estatística
- Discentes e docentes de áreas como ciências sociais, ciências empresariais, humanidades, artes visuais e design, entre outros
- Profissionais e especialistas em atividades como comunicação e jornalismo, Designers, investigação académica, consultoria e business intelligence, estatística e análise técnica de dados, etc.
- Técnicos vindos de empresas viradas para o cliente, associações empresariais, observatórios setoriais, bibliotecas, organizações socioprofissionais e não-governamentais, estruturas das instituições de ensino superior, unidades de divulgação de institutos públicos, etc.
Vagas
20
Plano Curricular
1ºANO | 1.º SEMESTRE
Obrigatórias
- Hierarquia: Dados, Informação, Conhecimento, Sabedoria
- Design como interface: Utilizador, Utensílio e Utilização
- Design de informação: design para a compreensão e para o conhecimento
- Perceção visual como processo mental
- Semiótica e processo de significação
- Elementos básicos da linguagem visual (ponto, linha, plano, forma, cor)
- Literacia estatística: distinguir informação qualitativa e quantitativa
- Literacia visual: ler, compreender e comunicar através de imagens
- Binómios de variáveis estatísticas?estruturas/modelos de representação visual
- Estruturas de representação: espaciais e temporais
- Estruturas de representação: espaço-temporais
Programa
- Representações visuais: introdução aos princípios de representação
- Estruturação lógica e representação visual de informação
- Pictografia
- Pesquisa, organização e análise de dados
- Visualização de dados: tornar visível o invisível
- Estruturas de representação exploratórias
- Estruturas de representação explanatórias
- Taxonomias de modelos visuais
Optativas
Programa
- Adobe Illustrator (6h)
- Introdução
- Edição de desenho vetorial para a construção de infografias
- Excel (12h) Introdução
- Edição e organização e preparação de dados
- Fórmulas e funções
- Tabelas
- Gráficos
- Tableau (18h)
- Introdução
- Tipos de dados
- Importação de dados
- Organização e preparação de dados
- Construção de gráficos
- Dashboards e storytelling
- Construção de mapas
- Tableau Public
Programa
- Definição de narrativa e Storytelling
- Aplicação de narrativas e Storytelling no mundo digital
- Contar histórias com dados: categorias de contextualização
- Infografia
- Banda desenhada
- Definição de Data Stories em Business Intelligence a Apoio à Decisão
Equipa docente
Coordenação
Maria do Carmo Botelho (ISCTE-IUL)
Pedro Duarte de Almeida (Fac. Belas-Artes-UL)
Ana Alexandrino da Silva
Ana Pinto Martinho
Elsa Alexandra Cardoso
Luís Manuel Rodrigues
Maria do Carmo Botelho
Pedro Duarte de Almeida
Sara Amaral Rodrigues
Preço
- Propina completa: 620,00€
- Taxa de Inscrição: 10,00€
- Taxa de Candidatura: 25,00€
Horário
Pós-laboral
60 horas presenciais
Datas de Candidatura
Até 02 de setembro 2019