Resumo
Inspirada na lógica da bem-sucedida Escuela de Periodismo do El País, que desde 1986 forma uma parte dos melhores jornalistas de Espanha e é referência internacional de excelência, a Pós-Graduação em Jornalismo da Escola de Jornalismo Iscte/Media Capital pretende constituir-se como uma referência nacional na formação, preparando no presente, os jornalistas do futuro em Portugal.
Jornalismo é inovação
Com uma lógica de ensino inovadora, a Pós-Graduação inclui a criação de uma redação permanente durante o período letivo, aulas com a participação de jornalistas do grupo Media Capital, em conjunto com docentes do Iscte, seminários com especialistas da área do jornalismo e líderes de opinião nacionais e estrangeiros.
Estágio remunerado
O curso integra ainda, para todos os estudantes, um estágio curricular remunerado nos Órgãos de Comunicação Social do Grupo Media Capital (665€, abatidos na propina), e até cinco meses de experiência prática nos meios da Media Capital, através de várias estadas em redação no decorrer do ano letivo.
Conceito inovador de ensino de jornalismo em rede
O curso centra-se no conceito de jornalismo de rede. As aulas são sedeadas na Escola de Jornalismo Iscte. A prática redatorial é complementada com permanências nas redações do grupo Media Capital.
Atribuição de duas bolsas de estudo
Serão atribuídas duas bolsas de estudo aos dois estudantes que obtiverem a melhor classificação em sede de seleção e seriação (e que cumpram os critérios de admissão ao curso). As bolsas consistem na comparticipação de 50% do valor da propina do curso.
Excelência em ensino e profissionalismo
Ao associar duas instituições líder, como a Media Capital e o Iscte, é combinada a experiência diversificada dos profissionais das duas instituições de forma a promover e concretizar a visão de um jornalismo pluralista, em rede, interventivo e de futuro.
Competências jornalísticas transversais e de liderança de projetos
- Desenvolvimento de uma visão focada no futuro do jornalismo como uma atividade em rede, estratégica para o desenvolvimento das sociedades;
- Exploração de modelos diferenciados e integrados de recolha, edição e publicação de conteúdos, em diferentes plataformas e suportes, para diferentes públicos em diferentes momentos;
- Desenvolvimento de capacidades para formular novos métodos e estratégias para enfrentar as transformações do jornalismo a nível de produção, distribuição e fruição;
- Capacitação para avaliar e promover a integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas na produção jornalística, tendo em conta que, num mundo instável, a procura por informação, análise e interpretação é maior do que nunca;
- Sensibilização para a necessidade de transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo.
ECTS
60 (200 horas de contacto)
Destinatários
- Titulares de licenciatura ou detentores de curriculum profissional relevante
Vagas
20
Plano Curricular
1.º ANO | 1º SEMESTRE
Docente: Sofia Branco
Programa
- Do fim do império do programador
- Da arrogância dos jornalistas à ditadura das audiências
- Overload!, vazio e mediação jornalística
- Poder da imagem e da palavra. O olhar do repórter
- Mercado, média e democracia
- Razão editorial vs razão empresarial
- Jornalismo sem informação; informação sem jornalistas
- Do Daily Show ao fim do NYT
- Redes sociais e Mr. Gates II
- Actos de jornalismo e the part-time people
- De guardião a guia - moratória a Mr. Gates
- Revolução, refundação, reinvenção?
- Autonomia do campo e novos imperativos éticos
- A história inacabada de uma autonomia sempre sob ameaça
- Credibilidade, responsabilidade social e individual
- Jornalismo enquanto serviço público
- O próximo jornalismo
- Jornalismo tradicional e FON (future of news) consensus
- Para uma carta de princípios éticos e profissionais
Docente:
Programa
- Géneros digitais
- Os géneros jornalísticos tradicionais
- Os géneros jornalísticos tradicionais, versão online (de que forma existem)
- Os géneros jornalísticos digitais
- Twitter ou a destruição do género jornalístico
- Alinhamento
- A navegação na web
- A usabilidade na web
- O jornalismo por ecrã
- Diferentes marcas, diferentes formatos, diferentes conteúdos
- O alinhamento num jornal televisivo
- O alinhamento num programa de informação
- As redes sociais num site e num programa de informação
- O meio, a audiência e o alinhamento: a ditatura do utilizador
- Trends, mais vistas, mais comentadas, mais partilhadas
- Fontes jornalísticas
- Relacionamento com fontes
- Fontes oficiais
- Fontes informais
- As redes sociais como fonte de informação
- A internet como fonte de informação
- O acesso direto do público às fontes de informação
Docente:
Programa
- Novas linguagens do jornalismo
- Notícia
- Crónica
- Opinião
- Entrevista
- Novas técnicas, tecnologias e ferramentas
- Ao minuto
- Hyperlinks
- Notícias relacionadas
- Novos processos de trabalho nos novos média
- Contar histórias utilizando novos formatos, recursos e plataformas
- A imagem e o texto
- SEO: o jornalista como difusor (ao contrário do que sucede nos outros meios, onde há alguém para fazer esse trabalho)
- Escrever para ser lido, para ser descoberto
- A importância e dependência da informação de agencia
- Trabalhar em equipa
- A visão multidisciplinar da produção de conteúdos
- Técnicas de webcopywriting
- Escrita para o papel e para a web
- Produção, edição e publicação de som para rádio, web e TV
- Produção, edição e publicação de vídeo para web e TV
- Produção, edição e publicação de fotografia em papel e na web
Docente:
Programa
- As multiplicidades do conteúdo
- Texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia/multimédia
- Papel vs. ecrãs
- O que se lê e como se lê nos ecrãs
- Pontos de contacto e de oposição dos novos média aos tradicionais
- Narrativas lineares e não lineares
- Formas de estruturação de conteúdos
- Pesquisa e processos de organização de projetos
- Gestão do desenvolvimento de um projecto
- Multimedialidade dos conteúdos
- Pensar multimédia e interativo
- Interatividade e interação
- Transmedia: uma notícia, muitas formas e existências (web, rádio, TV, imprensa)
- Meios e canais de distribuição
- Evolução da notícia (antes, durante e depois do acontecimento)
- Técnicas de webcopywriting
- As várias faces da Web (tradicional e mobile, redes sociais, apps para tablets e smartphones, revistas digitais interativas)
- Estratégias de publicação multiplataforma e multicanal
Docente:
Programa
- O jornalismo de investigação
- Definições - Jornalismo convencional vs Jornalismo de investigação
- História - Tradição e grandes repórteres
- Evolução - A afirmação e a crise do jornalismo de investigação
- A importância do jornalismo de investigação na sociedade contemporânea
- Os profissionais - who's who, organização, funções e objectivos
- A reportagem de investigação
- Introdução - mitos e realidades
- A hipótese
- A estratégia - métodos
- A documentação
- Fontes abertas (incluindo electrónicas: web, sinais - comunicações, radares, imagem, etc.)
- Fontes humanas oficiais e privadas ON THE RECORD e OFF THE RECORD - incluindo motivações (teoria MISE)
- A verificação dos factos (fact-checking)
- A definição da estrutura narrativa
- A divulgação da reportagem
- O seguimento (follow-up)
- A reportagem
- A História da reportagem enquanto género jornalístico: dos gazeteiros aos obreiros do imaginário colectivo
- Dogmas : representação da realidade ou interpretação dos acontecimentos?
- Objectividade vs Subjectividade
- Novo Conceito do Jornalismo: A Comunicação Pública (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade)
- Televisão - A idade da maturidade?
- Imprensa - O Futuro é ontem?
- Rádio e Web - conceitos
- As técnicas de reportagem
- Opções e mutações do jornalismo contemporâneo: hiperconcorrência e lógica financeira, económica e política para tutelar as práticas e o discurso dos actores sociais
- O Directo ou a vitória do repórter (tv/rádio/web)
- Tipos e técnicas do Directo (tv/rádio/web)
- A evolução do Directo (tv/rádio/web)
- Vox Populi - mitos, princípios éticos e facilitismo
- Regras e métodos - conhecimento do tema, local, pessoa ou situação económica, política ou social, capacidade de observação, curiosidade
- O tratamento da informação - fontes, pesquisa, competências analíticas, rapidez da reflexão e material
- A interpretação dos factos e a apresentação do acontecimento (ângulo)
- A contextualização e a análise (na perspectiva da procura de um acréscimo de significado)
- A narrativa: vocabulário, estilo, impressões (e sentido critíco), atmosfera, "côr", tom e concisão
- Associação texto/imagem/som (tv/rádio/web)
- Conclusões: O monopólio da mediação (ou deliberação) no espaço público
- Entrevista
- A entrevista jornalística em televisão. Conceitos gerais
- A entrevista política
- A entrevista de personalidade
- A arte da pergunta
- Tipologia de perguntas. Elaboração do questionário. Alinhamento do questionário
- As regras da entrevista
- A entrevista e o debate : Semelhanças e diferenças. O papel do moderador
1.º ANO | 2.º SEMESTRE
Docente:
Programa
- As transformações do jornalismo: produção, distribuição e fruição
- O jornalismo ao ritmo da internet
- A emergênca de novas ferramentas e práticas
- A integração do feedback da audiência e a multiplicidade de perspetivas
- A explosão do jornalismo graças à multiplicação dos meios de recolha, interpretação e divulgação da informação
- Crowdsourcing e conteúdo gerado pela audiência
- Crise dos média, oportunidade dos jornalistas
- O jornalismo como bem público
- Num mundo instável, a procura por informação, análise e interpretação é maior do que nunca
- Transparência e independência: forças vitais para a credibilidade e o futuro do jornalismo
- A Internet na Vida Quotidiana: Domesticação e Globalização
- A psicologia social das relações mediadas por computador
- Telefones móveis, internet e contatibilidade permanente
- Internet e sociedade: visões e realidades
- O papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana
- A fratura digital entre sociedades desenvolvidas e em vias de desenvolvimento
- A relação entre a Internet e outras tecnologias, como telefones móveis
Docente:
Programa
- A gestão de Comunicação Social, um equilíbrio sensível
- Empresas públicas e empresas privadas de comunicação social: o que as aproxima e o que as separa
- Dimensão internacional e diversidade: dos media tradicionais aos novos media
- O Sector dos Media em Portugal
- A evolução dos modelos empresariais no Sector dos Media
- As chaves na gestão dos Media. Os Gestores
- Os Media e o Sector Público: O papel do Estado
- Realidade Global e Espaço Local
- Os Grandes Operadores internacionais
- O negócio dos 3T: Talento -Tecnologia -Trabalho
- A Regulação e o enquadramento legal
- O valor acrescentado da língua portuguesa
- Produção nos media
- Fundamentos, necessidades, riscos e processos
- As restrições do tempo e espaço
- A pressão da convergência e multiplicidade de meios de publicação
- Produção colaborativa
- A estrutura de produção dos media e dos grupos de media
- A emergência de novas ferramentas e práticas
Docente: Gustavo Cardoso
Programa
- Organização do processo de colocação dos alunos em estágio
- Informar e esclarecer os alunos sobre as áreas de estágio e instituições de acolhimento disponíveis
- Definição do local de estágio e do seu período de realização
- Preparação para integrar o local de estágio
- Formalização do estágio: elaboração do protocolo, identificação do orientador externo responsável, elaboração, em conjunto com a Media Capital, do plano de trabalho, definição dos objetivos gerais do estágio
- Integração nas atividades regulares da organização/instituição, no âmbito das respetivas valências do jornalismo
- Pré-relatório de estágio com a caraterização da área da organização onde decorre o estágio
- Exposição na aula das atividades desenvolvidas no âmbito do estágio e balanço crítico
- Orientação do relatório de estágio
- Elaboração do relatório final de estágio
- Caracterização do jornalismo de dados
- Definições
- Diferenciação dos outros «tipos» de jornalismo
- O que traz de novo o jornalismo de dados
- A evolução do jornalismo de dados
- Políticas de abertura de dados e novas tecnologias
- Principais eixos das políticas de abertura de dados
- Políticas europeias e nacionais de abertura de dados
- O contributo das tecnologias de informação e comunicação
- Desafios do jornalismo de dados na sociedade actual
- Novos perfis e competências para o jornalista
- Que modelos de sustentabilidade para o jornalismo de dados
- Jornalismo de dados é antes de mais jornalismo
- Deontologia
- Reflexão sobre o papel do jornalismo no mundo do «Big Data»
- Extrair dados
- Encontrar as fontes certas
- Ferramentas de extração de dados
- Analisar dados
- Técnicas de análise de dados
- Ferramentas para análise dados
- Visualizar dados
- Técnicas de visualização
- Ferramentas para visualização de dados
Equipa docente
Diretores de Curso
- Departamento de Sociologia (ESPP)
Diretor de Informação
- TVI
Docentes
- Departamento de Sociologia (ESPP)
Docente da UC: Jornalismo em Rede, Internet e Sociedade
- CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP)
Docente da UC:
Coordenadora do Digital da Informação e Coordenadora de Antena
- TVI24
Docente da UC:
Jornalista e Assistente de Investigação
- CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP)
Docente da UC:
Chefe de Redação
- Media Capital Rádios
Docente da UC:
Diretora-Adjunta de Informação e Editora de Sociedade
- TVI
Docente da UC: Jornalismo de Cultura, Sociedade e Ciência
Subdiretor de Informação e Editor de Desporto
- TVI
- Departamento de Sociologia (ESPP)
Jornalista de Política, Economia e Internacional
- TVI
Docente da UC:
Subdiretor de Informação e Editor de Política
- TVI
Investigador
- Obercom
Coordenador da Realização
- TVI
Coordenador de Grande Reportagem
- TVI
Docente da UC: Gestão e Produção dos Média
Docente da UC: Jornalismo de Cultura, Sociedade e Ciência
Preço
- Curso Completo: 5 000,00€ (isento de pagamento IVA)
- Taxa de Inscrição: 30,00€
- Taxa de Candidatura: 50,00€
O valor da propina poderá ser pago em prestações. Consulte o nosso Regulamento de Propinas.
Os estudantes com nacionalidade de fora da UE terão de pagar 50% do valor do Curso no ato da inscrição.
É aceite pagamento através de Euroticket Educação Edenred. Para mais informações, contacte o secretariado do Curso.
Estrutura de Descontos
- Estudantes do Iscte* - 20% no valor total da propina
- Sócios do Clube Alumni (se não é sócio saiba AQUI como efetivar a sua inscrição no clube) - 10% no valor total da propina
- Trabalhadores das entidades associadas do IPPS-Iscte - 20% no valor total da propina
- Pronto pagamento do valor total da propina - 5% no valor total da propina (acumulável com outros descontos)
*Estudantes que estejam inscritos num outro curso do Iscte à data da matrícula na Pós-Graduação.
Horário
Laboral
- Segunda a sexta-feira (disponibilidade das 10h às 18h)
O Curso irá decorrer de modo presencial.
Data de realização
Outubro 2022 a Agosto 2023
Datas de Candidatura
1ª Fase: 18 de janeiro a 23 de maio 2022
2ª Fase: 14 de junho a 29 de agosto 2022
Até 5 (cinco) dias úteis após ter terminado a sua candidatura, irá receber uma fatura no valor de 50€, que deverá ser paga de imediato. A sua candidatura só estará finalizada após o pagamento desta taxa de candidatura.
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS
1.ª Fase: 03 de junho 2022
2.ª Fase: 09 de setembro 2022
Documentos obrigatórios
- Fotografia tipo passe em formato JPG
- Cópia do documento de identificação
- Certificado de Habilitações de Licenciatura - Documento comprovativo com a classificação final obtida para a conclusão do grau, e a respetiva escala positiva para certificados emitidos por instituições estrangeiras
- Transcrição de notas com todas as unidades curriculares e classificações - Documento comprovativo das unidades curriculares realizadas para obtenção do grau, respetivas classificações e duração do curso
- Currículo atualizado
Documentos facultativos
- Certificados de outras formações relevantes
Após a sua Candidatura ter sido bem sucedida, será convocado/a para a realização de um teste online e uma entrevista.
Após a sua admissão, terá de proceder à matrícula e inscrição no Curso.
Datas de Inscrição
1ª Fase: 03 de junho a 14 de junho 2022
2ª Fase: 09 de setembro a 19 de setembro 2022