Resumo
A comunicação gráfica fornece instrumentos para cativar audiências e maximizar o impacto das mensagens. Quanto mais visual for a comunicação maior a sua eficácia.
Porém, a visualização de dados precede a comunicação de ideias: a descoberta de padrões e relações permite construir conhecimento sobre realidades complexas e multidimensionais.
Ser capaz de compreender e produzir comunicação infográfica é um investimento de dupla-aplicação: além de ser um excelente instrumento de estudo, é a forma mais eficaz de promover resultados e melhorias nas nossas capacidades comunicativas.
A participação no Curso de Comunicação Visual de Informação reforça a literacia gráfica e desenvolve competências-chave de:
- Representação e extração de padrões a partir de dados quantitativos e qualitativos;
- Apoio à tomada de decisão em contextos complexos e de escassez de atenção;
- Inovação nas abordagens comunicacionais numa era de superabundância informacional.
ECTS
18 (60h de contacto)
Destinatários
- Quadros qualificados provenientes de organizações responsáveis pela produção de dados e divulgação de informação estatística
- Estudantes, docentes e investigadores em diferentes domínios
- Profissionais e especialistas em comunicação e jornalismo, consultoria e business intelligence, estatística e análise técnica de dados
- Profissionais que tenham necessidades específicas relacionadas com a comunicação visual de dados, relações públicas, designers, etc.
- Técnicos de empresas, associações empresariais, observatórios setoriais, bibliotecas, organizações socioprofissionais e não-governamentais, estruturas das instituições de ensino superior, unidades de divulgação de institutos públicos, etc.
Vagas
20
Parceria
Plano Curricular
- Conteúdos programáticos I
- Hierarquia: Dados, Informação, Conhecimento, Sabedoria
- Design como interface: Utilizador, Utensílio e Utilização
- Design de informação: design para a compreensão e para o conhecimento
- Conteúdos programáticos II
- Perceção visual como processo mental
- Semiótica e processo de significação
- Elementos básicos da linguagem visual (ponto, linha, plano, forma, cor)
- Conteúdos programáticos III
- Literacia estatística: distinguir informação qualitativa e quantitativa
- Literacia visual: ler, compreender e comunicar através de imagens
- Conteúdos programáticos IV
- Binómios de variáveis estatísticas?estruturas/modelos de representação visual
- Estruturas de representação: espaciais e temporais
- Estruturas de representação: espaço-temporais
Programa
- Representações visuais: introdução aos princípios de representação
- Estruturação lógica e representação visual de informaçãoPictografia
- Pesquisa, organização e análise de dados
- Visualização de dados: tornar visível o invisível
- Estruturas de representação exploratórias
- Estruturas de representação explanatórias
- Taxonomias de modelos visuais
Programa
- Definição de narrativa e Storytelling
- Aplicação de narrativas e Storytelling no mundo digital
- Contar histórias com dados: categorias de contextualização
- Infografia
- Banda desenhada
- Definição de Data Stories em Business Intelligence a Apoio à Decisão
Equipa docente
Coordenação
Maria do Carmo Botelho
- Departamento de Métodos de Pesquisa Social (ESPP)
Pedro Duarte de Almeida
Assistente
- Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Docentes
Ana Alexandrino da Silva
Ana Pinto Martinho
Pedro Duarte de Almeida
Assistente
- Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
- Departamento de Métodos de Pesquisa Social (ESPP)
Assistente
- Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Assistente
- Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Preço
- Propina completa: 620,00€ (isento de pagamento IVA)
- Taxa de Inscrição: 10,00€
- Taxa de Candidatura: 25,00€
O valor da propina poderá ser pago em prestações. Consulte o nosso Regulamento de Propinas.
Os estudantes com nacionalidade de fora da UE terão de pagar 50% do valor do Curso no ato da inscrição.
É aceite pagamento através de Euroticket Educação Edenred. Para mais informações, contacte o secretariado do Curso.
Estrutura de Descontos
- Estudantes do Iscte - 20% no valor total da propina
- Sócios do Clube Alumni (se não é sócio saiba AQUI como efetivar a sua inscrição no clube) - 10% no valor total da propina
- Trabalhadores das entidades associadas do IPPS-Iscte - 20% no valor total da propina
- Pronto pagamento do valor total da propina - 5% no valor total da propina (acumulável com outros descontos)
Horário
Pós-Laboral
- Segundas e quartas-feiras (18h-22h00)
- Sábados (9h-13h)
Data de realização
2.º semestre
Abril 2023 - junho 2023
Datas de Candidatura
13 de setembro de 2022 a 09 de abril de 2023
LAST CALL: ATÉ 14 DE ABRIL DE 2023
Até 5 (cinco) dias úteis após ter terminado a sua candidatura, irá receber uma fatura no valor de 25€, que deverá ser paga de imediato. A sua candidatura só estará finalizada após o pagamento desta taxa de candidatura.