Resumo
A formação profissional específica obrigatória para dirigentes da Administração Pública é assegurada através dos cursos homologados pela portaria 103/2023 de 12 de abril, dos quais este curso de formação de dirigentes superiores faz parte.
A execução dos cursos é assegurada pelo Consórcio Formação Avançada para a Administração Pública (Consórcio FA>AP), nos termos da Portaria n.º 669/2022, de 7 de setembro.
Estes cargos são de grande importância para o bom funcionamento do Estado. A atualização científica e técnica dos dirigentes, a possibilidade de refletirem sobre os desafios das políticas e da administração pública, bem como de trocarem experiências com colegas e docentes, constituem os objetivos centrais desta formação especializada. A proposta que aqui se apresenta visa ir ao encontro das temáticas estipuladas na referida portaria.
Objetivos
Desenvolver competências de liderança e de gestão estratégica na Administração Pública com um foco particular nas necessidades dos dirigentes superiores, que têm a responsabilidade de fazer a ligação entre a decisão política, as políticas públicas e a Administração Pública.
ECTS
20 (distribuídos por 4 Unidades Curriculares)
Destinatários
- Titulares de cargos de direção superior da Administração Pública Central
Requisitos
-
Cumulativamente:
-
Deter, no mínimo, grau de Licenciatura;
-
Exercer cargo de direção superior.
- Capacidade de leitura em inglês (desejável)
Vagas
-
Cumulativamente:
-
Deter, no mínimo, grau de Licenciatura;
-
Exercer cargo de direção superior.
-
- Capacidade de leitura em inglês (desejável)
Vagas
30
Plano Curricular
Coordenador: João Salis Gomes
- 12h teórico-práticas
- 12h de debate
- 08h de trabalho Moodle
- 118h de trabalho autónomo
Organização do Estado e da Administração Pública
- Introdução à Administração Pública;
- Estrutura do Estado português;
- Administração Central, Regional e Local;
- Entidades administrativas independentes.
- Conceito e objetivos do procedimento administrativo;
- Fases do procedimento administrativo;
- Princípios gerais dos procedimentos administrativos;
- Recursos e impugnação dos atos administrativos.
Gestão de Pessoas na Administração Pública
- Os vínculos e as garantias de imparcialidade;
- Gestão de carreiras, desempenho e remunerações.
- Princípios de administração financeira pública;
- Orçamento do Estado e sua execução;
- Ciclo da receita e despesa pública.
- Conceito e objetivos da contratação pública;
- Tipos de contratos públicos;
- Procedimentos de contratação pública.
Coordenador: Paulo Marques
- 12h teórico-práticas
- 12h de debate
- 08h de trabalho Moodle
- 118h de trabalho autónomo
- estrutura, divisão de poderes e atribuições dos órgãos e entidades públicas
- Relações entre administração pública e sociedade, participação, controle social e diálogo entre governo e cidadãos
- deveres, obrigações e servidores públicos, código de conduta e práticas de transparência e prestação de contas
- os desafios contemporâneos do serviço público, sua identificação e a responsabilidade de contribuir para o desenho, implementação e avaliação das políticas
- uso de tecnologias para melhorar a eficiência, qualidade e transparência na prestação de serviços públicos
- identificação dos fatores chave de mudança, elaboração de cenários, análise de impactos e riscos, definição de estratégias e planos de ação
Coordenador: David Ferraz
- 12h teórico-práticas
- 12h de debate
- 08h de trabalho Moodle
- 118h de trabalho autónomo
- teorias e competências de liderança, gestão de equipas de alto desempenho, gestão de conflitos
- Criação de redes e trabalho colaborativo.
- planeamento estratégico, formulação de objetivos e metas
- alinhamento entre estratégia e ações
- Design Thinking, processo de gestão e implementação de programas
- Cenarização e prospectiva
- Avaliação
- ciclo de vida de projetos
- metodologias de gestão de projetos
- gestão de riscos e incertezas
- gestão de programas
- conceitos e modelos de gestão da qualidade
- ferramentas de qualidade
- gestão da qualidade na administração pública
- inovação
- gestão de crises e situações de emergência
- comunicação em situações de crise
- planeamento de contingência
- Comunicar com o cidadão contribuindo para o aumento da qualidade das políticas públicas
Coordenadores:
- David Ferraz
- Maria José Sousa
- 04h de debate
- 08h de coaching
Seminário de Projeto
- Identificação de wicked problems e temas de trabalho de Projeto
- O desenho do projeto
- A implementação do projeto
- Afetação de recursos
- Debate avançado
Coaching Executivo
- 2 sessões individuais
- 6 sessões em pequenos grupos
Equipa docente
Diretor de Curso
- Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas (ESPP)
Docentes
Disponível em breve.
Preço
- Propina: 1 250,00€ (isento de pagamento IVA)
- Taxa de Inscrição: 10,00€
- Taxa de Candidatura: 25,00€
O valor da propina poderá ser pago em prestações. Consulte o nosso Regulamento de Propinas.
A abertura dos cursos está condicionada a um número mínimo de matrículas efetivadas.
ESTRUTURA DE DESCONTOS
- Alunos do Iscte - 20% no valor total da propina
- Trabalhadores dos associados do IPPS-Iscte - 20% no valor total da propina
- Grupos da mesma instituição - por cada 5 inscrições, apenas são pagas as propinas de 4 participantes (as taxas de candidatura e matricula são aplicadas aos 5 participantes)
Horário
06 de novembro 2023 - 02 de abril 2024
Sessão de abertura (presencial): 06 novembro 2023
Aulas síncronas: segundas e terças-feiras (10h00 - 12h00)
Atualização dos trabalhos semanais no Moodle: todas as segundas-feiras
Apresentação dos trabalhos: final de abril
11 de março 2024 – 01 de outubro 2024
Sessão de abertura (presencial): 11 março 2024
Aulas síncronas: segundas e terças-feiras (10h00 - 12h00)
Atualização dos trabalhos semanais no Moodle: todas as segundas-feiras
Apresentação dos trabalhos: novembro 2024
Datas de Candidatura
26 de setembro 2023 a 15 de outubro 2023
16 de outubro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024
Datas de Inscrição
23 de outubro 2023 a 06 de novembro 2023
19 de fevereiro 2024 a 04 de março 2024