Resumo
Esta formação à medida, ao abrigo do Pólo de Inovação Digital AI4PA, apresenta um conjunto de módulos que se inserem em Competências de Gestão da Transformação Digital e Competências Tecnológicas Emergentes, de entre as quais a sua instituição pública pode escolher até 3 módulos dos que se apresentam. A estrutura modular desta formação, pela sua flexibilidade, permite que a própria instituição configure o seu curso tendo em conta a sua carência formativa na área da Digitalização e Inteligência Artificial.
Tecnologias de Informação e Programação constitui um dos módulos de Competências Tecnológicas Emergentes que pode ser selecionado pela sua entidade pública, no âmbito do Pólo de Inovação Digital AI4PA.
Objetivos
- Capacitar para as ferramentas e sistemas colaborativos para comunicar e trabalhar online;
- Promover a resposta ágil nos desafios de mudança recorrendo a modelos suportados por sistemas de informação e computação.
Metodologia
Este módulo insere-se nas Competências Tecnológicas Emergentes e prevê a realização de aulas de cariz expositivo, lecionadas por um professor especialista no Módulo que se devem realizar no início de cada Módulo. A plataforma assíncrona fica disponível no dia seguinte ao término das aulas síncronas e os estudantes devem realizar em 9 dias de calendário 8 horas de trabalho assíncrono – análise de um artigo em grupo, e participação num fórum de discussão, ou elaboração de uma pequena reflexão focada na sua secção aplicando os conteúdos abordados no Módulo à realidade da sua instituição. Cada Módulo encerra com uma sessão de discussão e partilha dos trabalhos e conhecimentos adquiridos.
Áreas temáticas
- Programação: o computador como máquina, algoritmo e dados primitivos
- Abordagem de problemas em programação
- Gestão do conhecimento: conceitos e dimensões essenciais
- Blockchain
Destinatários
Profissionais da Administração Pública central (técnicos superiores, dirigentes intermédios e superiores), legisladores e reguladores em competências e ferramentas digitais inovadoras aplicadas a problemas específicos da Administração e das políticas públicas, tendo em conta as dimensões tecnológica, social e ética da transição digital.
Equipa docente
A indicar.