Resumo
Edição realizada
- EEAGrants
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O presente curso dá resposta ao convite da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu para a apresentação de uma proposta de realização de um curso de capacitação nos domínios do planeamento e avaliação de políticas públicas. Esta formação à medida tem como objetivo capacitar os quadros dirigentes e técnicos do EAAGrants que gerem a atividade do programa nas cinco áreas que atualmente abrange:
- Crescimento Azul
- Ambiente
- Cultura
- Conciliação e Igualdade de Género
- Fundo Cidadãos Ativ@s
Cada área tem uma entidade pública que funciona como Operador de Programa (a exceção é o Fundo Cidadãos Ativ@s). No âmbito destas áreas as entidades e quadros técnicos abrangidos tem por missão, entre outras, analisar e selecionar os projetos candidatados, realizar o seu acompanhamento ao longo do período de execução e promover a sua avaliação de acordo com critérios de qualidade que satisfaçam as necessidades de follow-up e reporte sobre a ação do fundo financiador.
Plano Curricular
Objetivo: Identificar a função e os principais atributos dos processos de planeamento e avaliação de políticas. Identificar a interação entre ambos os processos.
Programa
- Introdução ao programa e resultados esperados
- Sobre a prática da avaliação
- Principais conceitos teóricos do processo de planeamento
- A relevância do diagnóstico
- A orientação para resultados
- O quadro lógico do planeamento
- Princípios conceitos teóricos da avaliação de políticas
- Os diferentes tipos de avaliação
- As principiais metodologias
- Do quadro lógico do planeamento ao da avaliação
- A interação entre os dois processos
Objetivo: Analisar criticamente um referencial de planeamento de projetos e políticas; identificar e aplicar as principais técnicas inerentes a um processo de planeamento.
Programa
- O ciclo da política pública e a utilização do planeamento
- As principais etapas do processo de planeamento: do conceito à descrição do projeto
- Principais elementos do exercício de planeamento: o quadro lógico
- Os elementos essenciais à realização do processo de avaliação
- Exercício prático
Objetivo: Analisar criticamente um referencial de avaliação de projetos e políticas; identificar e aplicar as principais técnicas inerentes a um processo de avaliação.
Programa
- O objeto e os objetivos da avaliação e a escolha dos critérios e questões da avaliação
- As principais opções metodológicas para a abordagem escolhida
- A construção do referencial de avaliação: as fontes de informação e os instrumentos de recolha
- Exercício prático
Objetivo: Identificar as principais etapas e componentes de um processo de encomenda de exercícios de avaliação de políticas públicas. Analisar criticamente e elaborar os TdR de um exercício de avaliação.
Programa
- O que queremos avaliar
- A construção do caderno de encargos: as suas componentes e o que devemos solicitar
- Os produtos da avaliação
- Os critérios de qualidade da avaliação
- Gestão e acompanhamento das avaliações
-
Como definir a dotação financeira
- Estratégia de comunicação e de follow-up dos resultados das avaliações
- Exercício prático
O programa desenvolve-se ao longo de 2 semanas, com aulas 2 vezes por semana.
Equipa docente
A definir.
Preço
A definir.
Horário
16h de contacto (horário a acordar com o parceiro)
Datas de Candidatura
A combinar com cada parceiro.