Resumo
Edição realizada
- CM Moita
_______________________________________________________________________________________________________
Em virtude dos fenómenos migratórios que caracterizam o concelho da Moita, considera-se profícua uma formação para professores que explore a dimensão intercultural nas escolas, no sentido de desenvolver o pensamento crítico e competências em contexto de sala de aula.
Objetivos
- Compreender os conceitos de migração, diversidade étnica e cultural e a sua importância na sociedade e na escola.
- Identificar as barreiras e os desafios à integração de alunos migrantes e de minorias étnicas na escola e as adequadas medidas de política educativa e intervenções para a sua superação.
- Refletir sobre atitudes e estereótipos face à migração e à diversidade étnica e cultural, desenvolvendo a competência de autoavaliação.
- Identificar recursos educativos e metodologias pedagógicas eficazes para promover uma abordagem inclusiva da diversidade étnica e cultural em sala de aula.
- Desenvolver competências para lidar com a diversidade cultural em sala de aula e na escola de forma efetiva e inclusiva.
- Promover a colaboração e a cooperação entre os participantes, bem como a troca de experiências e boas práticas relacionadas com a temática.
Destinatários
Docentes no concelho da Moita
Plano Curricular
Programa
- Contexto migratório e diversidade étnica e cultural na Escola.
- Indicadores e monitorização da integração dos alunos estrangeiros e de minorias étnicas.
- Medidas positivas de política educativa, cultura e clima de escola, e intervenções em meio escolar.
- Competência intercultural, prática pedagógica e relação escola-família.
Equipa docente
Docente
Ricardo Borges Rodrigues
- CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social (ECSH)
Preço
A definir.
Horário
A definir com o parceiro.