O Estado faz? O Estado faz bem? Afinal, o que o Estado faz?
No Podcast O Que O Estado Faz damos a conhecer projetos considerados bons exemplos, que foram implementados na Administração Pública portuguesa. Em cada episódio revelamos um dos finalistas do Prémio Iscte Políticas Públicas 2021.
O podcast está disponível nas seguintes plataformas:
_____________________________________________________________________________
Conseguir que a economia local ultrapasse os desafios causados pela pandemia foi o ponto de partida para a política pública implementada pela Câmara Municipal de Matosinhos.
Sob a marca Matosinhos Presente foi criada uma oferta integrada com forte aposta no digital, com a criação de contas nas redes sociais, para promoção, e de um Marketplace do Concelho, um canal de vendas online disponibilizado a todo o comércio local, de forma gratuita.
Como é que o projeto foi implementado? Como é que se obtêm resultados? É fácil implementar estas medidas noutros ambientes? Oiça a conversa com um dos responsáveis deste projeto.
Neste episódio damos a conhecer o projeto ReinventaPorto que nasce como resposta aos desafios que a pandemia trouxe às micro e pequenas empresas do Porto.
A Câmara Municipal do Porto, em parceria, com a Associação Nacional de Jovens Empresários, implementou uma política pública que, para além de dotar as empresas de pequena dimensão de competências digitais, serviu também para potenciar o desenvolvimento económico do tecido empresarial da cidade, através da reavaliação dos modelos de negócio.
Fique a saber tudo sobre esta política pública neste segundo episódio de “O que o Estado faz”.
Neste episódio damos a conhecer o Programa UPGRADE, criado pelo Turismo de Portugal para proporcionar novas competências a colaboradores de micro e pequenas empresas, de forma a ajudar a reestruturar os seus negócios, em tempos de pandemia.
Dividido em dois percursos formativos, o do Digital e o da Sustentabilidade, o programa teve início no final de 2020 e estendeu-se até julho de 2021.
Para perceber melhor o programa, os seus objetivos e resultados, ouça este episódio de “O que o Estado faz”.
Ajudar os professores no diagnóstico das aprendizagens dos alunos é o objetivo da ITENS S.A., uma plataforma online criada pelo IAVE.
Numa altura em que a pandemia trouxe desafios acrescidos ao sector da educação a plataforma "ITENS S.A — Explorar os Itens da Avaliação Externa em Sala de Aula", disponibiliza diferentes itens de avaliação para serem utilizados pelos professores durante as aulas.
Neste episódio de "O que o Estado faz", saiba mais sobre esta plataforma de acesso livre que pode encontrar na página da Internet do IAVE.
Pensado para aliviar a pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde, sobretudo numa época dominada pela pandemia, o programa “Vida Cascais” é a estrela deste episódio d’O que o Estado faz.
Fruto de uma parceria da Câmara de Cascais com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, a Cruz Vermelha da Costa do Estoril, a Fundação D. Luís I, a Fundação Cascais e o Serviço Médico Permanente, este projeto oferece, numa plataforma online, serviços de saúde gratuitos.
A plataforma, disponível desde abril de 2021, apresenta mais de 45 soluções de saúde, apoio social, bem-estar e envelhecimento ativo, entre as quais, teleconsultas de medicina geral e familiar, de pediatria e a entrega de medicamentos em casa.
Conheça melhor este projeto.
O processo de vacinação contra a Covid-19 foi um sucesso, em Portugal. O autoagendamento online, da vacina, que ficou disponível a partir de abril de 2021, foi uma das peças que contribuiu para este sucesso.
Este site, criado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), permitiu a redução de custos face a meios tradicionais de convocatória e teve um papel fulcral no acesso à vacinação, de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde.
Neste episódio de “O que o Estado faz” fique a saber mais sobre este projeto tão importante durante a pandemia.
Mudar a escola para o online durante meses foi um dos grandes reptos que a pandemia trouxe. Para mitigar alguns dos problemas que esta grande mudança trouxe, a Direção-Geral da Educação avançou com o Plano 21|23 Escola + que pretende melhorar as aprendizagens, de forma que ninguém fique para trás e diversificar as estratégias de ensino.
O projeto, a desenvolver em dois anos letivo (2021/2022 e 2022/2023), desenvolve-se em três eixos.
Ouça este episódio para saber mais sobre esta política pública, que procurou responder aos desafios que a Covid-19 trouxe à área do ensino, em Portugal.